No 1º turno, Lula recebeu a maioria dos votos: foram 57,2 milhões (48,43%) contra 51 milhões (43,20%) registrados para Bolsonaro. Segundo as últimas pesquisas, o petista continua com a preferência, mas vantagem foi reduzida
Lula (PT) e Bolsonaro (PL) devem se enfrentar novamente no debate na Globo, marcado para o dia 28 de outubro, próxima sexta-feira, nas vésperas do segundo turno das eleições 2022. No dia 30, cerca de 156 milhões de brasileiros aptos a votar devem voltar às urnas para escolher quem será o presidente do Brasil pelos próximos quatro anos.
No primeiro pleito, o petista levou a melhor e recebeu a maioria dos votos: foram 57,2 milhões (48,43%) contra 51 milhões (43,20%) computados para o candidato do Partido Liberal. Segundo as últimas pesquisas eleitorais, Lula continua com a preferência, mas o atual presidente tem diminuído a vantagem dele.
Indecisos e pessoas que declararam que vão votar nulo ou em branco somam, em média, 5% do eleitorado. Sendo assim, o próximo encontro dos dois será importante justamente para tentar convencer esse público a não desperdiçar o voto e escolher um dos lados.
Serão quatro blocos de confronto cara a cara, totalizando 1h de debate. Os candidatos é quem vão administrar seus próprios tempos de falas. Portanto, é preciso atenção para não se perder na pergunta e depois sobrar pouco tempo para eventual réplica, por exemplo. A ordem de qual deles começa cada bloco com questionamento foi defina por sorteio.
LEIA TAMBÉM
Confira abaixo a regras gerais do debate na Globo:
Além disso, será concedido o direito de resposta sempre que algum dos candidatos à presidência da República se sinta ofendido pela fala do oponente. Após análise pela produção, será concedido um minuto para resposta à ofensa. Caso um dos dois não compareça, a Globo fará uma entrevista de 30 minutos com o que estiver presente.
Por conta a agenda, Lula não vai ao debate previsto para ocorrer neste domingo (23) na TV Record. Por conta disso, a emissora vai entrevistar Bolsonaro por 1h a partir das 21h30 de hoje. O jornalista Eduardo Ribeiro, apresentador do Fala Brasil, é quem vai sabatinar o atual presidente. O petista também não foi ao debate no SBT na sexta (21), pois tinha agenda de campanha em Minas Gerais.
Quem não conseguiu comparecer no dia 2/10 pode votar normalmente no 2º turno porque tem até o dia 1º de dezembro para justificar a ausência e o procedimento pode ser feito pelo Sistema Justifica ou, ainda, pelo aplicativo e-Título. O eleitor terá o título cancelado, além de ficar sujeito a uma série de restrições, caso não justifique por mais de três eleições seguidas.
Assim como aconteceu no primeiro turno das eleições gerais, no segundo turno a hora de votação será unificada, o que significa que a votação ocorrerá das 8h às 17h pelo horário de Brasília. Cidades com fuso horário diferente devem se adequar, iniciando mais cedo ou mais tarde e finalizando antes ou depois, por conta de fuso horário diferente do de Brasília. São elas:
Além de finalizar as eleições para presidente, o próximo dia 30 demandará também a escolha de governadores em 12 unidades da federação e prefeitos em 8 municípios onde os prefeitos eleitos em 2020 tiveram o mandato ou o registro cassados pela Justiça Eleitoral.
As cidades com eleição suplementar para prefeito são: Cachoeirinha (RS); Cerro Grande (RS); Entre Rios do Sul (RS); Joaquim Nabuco (PE); Pesqueira (PE); Pinhalzinho (SP); Vilhena (RO); e Canoinhas (SC).
+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.