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Desigualdade digital: a internet ainda é um privilégio em muitas escolas brasileiras

Pesquisa realizada pelo NIC.br aponta que apenas 11% das escolas municipais e estaduais do país têm acesso à internet com velocidade adequada

Estudante usa aparelho eletrônico
Estudante usa aparelho eletrônico - Agência Brasil
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 26/05/2024, às 12h40

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Uma pesquisa recente do NIC.br revela que apenas 11% das escolas municipais e estaduais brasileiras possuem internet com velocidade adequada, segundo os parâmetros da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec).

O levantamento revela ainda que a grande maioria das instituições ainda luta para oferecer uma conexão confiável e suficiente para as necessidades para que alunos possam ter um ensino moderno.

O estudo também evidencia disparidades regionais significativas. O Norte e o Centro-Oeste concentram as escolas com menor qualidade de conexão, enquanto estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Goiás apresentam as velocidades mais altas.

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Apesar dos desafios, dados do Censo Escolar indicam que 89% das escolas estão conectadas à rede. Entre estas, 62% declaram ter internet para fins pedagógicos. No entanto, apenas 29% possuem equipamentos como computadores, notebooks ou tablets para os alunos acessarem a internet. A média nacional é de um dispositivo para cada dez alunos, evidenciando a carência de infraestrutura tecnológica adequada.

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A internet se tornou uma ferramenta essencial para o ensino e aprendizagem. Através dela, alunos têm acesso a um universo de informações, recursos educativos e plataformas interativas que podem potencializar o aprendizado. Professores, por sua vez, podem utilizar a internet para inovar suas aulas, buscar materiais didáticos e se conectar com colegas de profissão.

Diante dos desafios apresentados, é crucial que os governos federal, estadual e municipal invistam na infraestrutura tecnológica das escolas públicas. A ampliação da conectividade, aliada à aquisição de equipamentos adequados e à formação de professores para o uso eficaz das ferramentas digitais, são medidas essenciais para garantir uma educação de qualidade para todos os alunos brasileiros.

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) desempenha um papel fundamental na avaliação da qualidade da internet nas escolas brasileiras. Por meio de pesquisas e medições constantes, o NIC.br fornece dados valiosos para subsidiar políticas públicas e ações que visem melhorar a conectividade e promover a inclusão digital no ambiente educacional.

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