MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

É aposentado ou pensionista? INSS inicia pagamento dos benefícios de julho

O calendário de pagamento para aposentado e pensionista do INSS se estende até o dia 5 de agosto, de acordo com o número final do cartão do beneficiário

Idosos acessam internet em notebook
Idosos acessam internet em notebook - Divulgação

MYLENA LIRA | REDACAO@JCCONCURSOS.COM.BR
Publicado em 25/07/2022, às 16h09

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Aposentado e pensionista do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber hoje (25) os benefícios referentes ao mês de julho. O INSS iniciou o repasse para quem ganha um salário mínimo, atualmente no valor de R$ 1.212,00, e tem cartão de beneficiário terminado com número 1 - desconsiderado o dígito verificador.

O número do benefício é composto por um conjunto de dez dígitos, por exemplo: 131.411.112-1. A ordem de depósito leva em conta o penúltimo número, ignora-se o dígito verificador (o que vem após o traço). Sendo assim, no caso do exemplo dado, seria o 2. O segurado de número 2 receberá amanhã, dia 26 de julho.

O calendário de pagamento se estende até o dia 5 de agosto, sempre seguindo o número final do cartão do portador. Vale ressaltar que o cronograma é diferente para os que ganham aposentadoria ou pensão acima do salario mínimo. Para esse grupo, o dinheiro é depositado entre os dias 1 e 5 de agosto.

Confira na tabela abaixo as datas detalhadas de repasse dos benefícios para aposentado e pensionista do INSS:

aposentadoria e pensão inss

+Saiba qual será o valor do Auxílio Brasil em 2023, que já foi confirmado pelo governo

Como se aposentar após a reforma da previdência?

A reforma da previdência, em 2019, trouxe diversas alterações nas regras de aposentadoria (valores, idades e outros requisitos), por isso é comum que os trabalhadores tenham dúvidas. Antes, as principais formas para obter o benefício previdenciário eram ao atingir a idade mínima ou exclusivamente por tempo de contribuição ao INSS (independentemente da idade).

Contudo, esse último tipo foi extinto (é aplicado apenas para quem cumpriu as regras anteriores até 12/11/2019). Hoje, o jeito mais comum para conseguir se aposentar é: 1) por idade + tempo de contribuião; e 2) por pontos. Existem ainda as aposentadorias por invalidez, para pessoa com deficiência, por idade rural, entre outras.

+Auxílio Caminhoneiro: 2 parcelas de R$ 1 mil confirmadas em agosto. Veja datas

A solicitação do benefício pode ser feita de foram online por meio do site ou do aplicativo Meu INSS, sem a necessidade de comparecimento a uma Agência do INSS. No app, siga o passo a passo indicado abaixo:

  • Acesse o portal do Meu INSS;
  • Faça login no sistema, escolha a opção Agendamentos/Requerimentos, Clique em “novo requerimento”;
  • Digite no campo “pesquisar” a palavra “aposentadoria” e selecione o serviço desejado;
  • Acompanhe o andamento pelo Meu INSS, na opção Agendamentos/Requerimentos;

A Central de Atendimento do INSS atende pelo telefone 135 para sanar eventuais dúvidas. O serviço funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília).

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos. 

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.