Contemplados em programas sociais do governo ficam em dúvida sobre possibilidade de receber benefícios atrasados do Auxílio Brasil ou Auxílio Gás
REDAÇÃO | REDACAO@JCCONCURSOS.COM.BR
Publicado em 07/03/2022, às 20h15
Com a inclusão de novas famílias na folha de pagamento dos programas sociais do governo federal no mês de março, algumas pessoas estão em dúvida se podem receber os benefícios atrasados do Auxílio Brasil ou Auxílio Gás. De acordo com o Ministério da Cidadania, o cidadão só receberá parcelas a partir do dia de inscrição nos programas, não tendo direito ao pagamento retroativo.
A decisão da pasta de não conceder o benefício atrasado foi tomada no mês de fevereiro. Os pagamento das próximas parcelas do Auxílio Brasil começam no dia 18 de março e seguem até o dia 31 do mesmo mês.
O governo federal anunciou novo lote do Auxílio Gás para o mês de março. O pagamento do programa é feito de forma bimestral (a cada dois meses), e o último repasse foi feito excepcionalmente no mês de fevereiro. Com a novidade, os contemplados vão receber a terceira parcela entre os dias 18 e 31 de março.
Para receber os benefícios sociais atrasados do Auxílio Brasil, o governo federal por meio do Ministério da Cidadania havia prometido, ainda em movimento, que o pagamento retroativo do auxílio para quem recebeu uma parcela inferior a R$ 400 seria realizado futuramente. No entanto, o benefício pago em dezembro do ano passado não veio acompanhado do valor complementar do mês anterior.
LEIA TAMBÉM
No mês de janeiro, o ministério já teria admitido que não seria possível cumprir a promessa de depositar os valores retroativos por falta de recursos. A medida provisória que instituiu o novo programa de transferência, ainda em dezembro do ano passado, não prevê o pagamento de parcelas dos meses anteriores. Neste caso, os beneficiários não recebem os benefícios atrasados.
O programa de transferência de renda, o Auxílio Brasil, tem três benefícios, que podem ser adicionados caso o beneficiário consiga emprego ou tenha filho que se destaque em competições esportivas ou científicas e acadêmicas. Veja condições:
Ambas consideradas em situação extrema e condição de pobreza.
Para ser elegível ao Auxílio Gás, é necessário a inclusão no CadÚnico e ter pelo menos um membro da família que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A mulher responsável pela família terá preferência pelo recebimento, conforme lei que criou o programa, bem como mulheres vítimas de violência doméstica.
O governo ainda não divulgou a quantidade de pessoas contempladas pelo pagamento do Auxílio Brasil no mês de março. Mas a pasta do Ministério da Cidadania disponibilizou as datas de pagamento das próximas parcelas. Confira no calendário abaixo:
A liberação dos valores vai seguir a ordem do dígito final do NIS, assim como no pagamento do benefício Auxílio Brasill. Confira todas as datas de depósito no mês de março.
+++ Acompanhe as principais notícias sobre Concursos e Sociedade no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.