MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Eleições 2022: prazo para tirar título de eleitor encerra em 10 dias

Esse também é o prazo limite para regularizar o título de eleitor ou solicitar inclusão do nome social no documento para participar das eleições 2022. Saiba emitir o título online

Eleições 2022: título de eleitor digital no celular
Eleições 2022: título de eleitor digital no celular - Divulgação/Agência Brasil

MYLENA LIRA | REDACAO@JCCONCURSOS.COM.BR
Publicado em 24/04/2022, às 15h25

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Você quer votar nas eleições de 2022, mas ainda não tem o título de eleitor? Então, é preciso correr contra o tempo porque o prazo para tirar o documento e estar apto a ir às urnas no dia 2 de outubro escolher presidente da república, governador, senador, deputado federal e deputado estadual (ou distrital) encerra em 4 de maio, daqui 10 dias.

Esse também é o dia limite para quem está em débito com a Justiça Eleitoral regularizar o título, assim como para pessoas transexuais ou travestis solicitarem o uso do nome social no documento. Conforme determina o artigo 91 da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97), o cadastro eleitoral termina 150 dias antes do pleito. Nesse período, não é permitido realizar qualquer alteração no registro do eleitor, estando liberada apenas a emissão da segunda via do documento.

A boa notícia é que, apesar do prazo curto, todos esses serviços podem ser feitos de forma online pelo sistema Título Net, disponível no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O primeiro título de eleitor pode ser emitido na página Autoatendimento do Eleitor, por meio da opção “Tire seu título”. Basta seguir esse passo a passo:

  • acesse o sistema TítuloNet;
  • indique a Unidade da Federação (UF) na qual reside para o registro do seu domicílio eleitoral, pois será onde irá votar nas eleições 2022;
  • use o celular para fazer uma selfie, segurando o RG, e comprovar a identidade;
  • selecione a opção "Não Tenho" no menu “Título de eleitor” e preencha os campos indicados;
  • Em “Requerimento – Dados pessoais”, complete as informações restantes e anexe as fotografias solicitadas pelo sistema (documento de identidade, comprovante de residência e quitação do serviço militar);
  • Prontinho! A análise do pedido deve ser acompanhada na guia "Acompanhar Requerimento".

+Pagamento da primeira parcela do 13º do INSS começa amanhã (25); Saiba mais detalhes

Depois, basta fazer o download do aplicatico e-Título no tablet ou smartphone e utilizar a versão digital do documento para votar nas eleições 2022. O app está disponível para o sistema operacional Android e também para o iOS, disponíveis no Google Play e na Apple Store, respectivamente.

Eleições 2022: record de alistamento de jovens

No Brasil, a Constituição Federal estabelece que o voto é obrigatório para todas as pessoas alfabetizadas com idades entre 18 e 70 anos. Portanto, o voto é facultativo apenas para cidadãos maiores de 16 anos e menores de 18 anos, pessoas com mais de 70 anos e analfabetos.

+Com prêmio acumulado em R$ 36 milhões, qual é a probabilidade de ganhar na Mega-Sena?

Apesar de não ser obrigatório, o interesse dos adolescentes de 16 e 17 anos em participar das eleições 2022 aumentou nos últimos meses, de acordo com o TSE. Segundo o órgão, o número de alistamentos eleitorais nos três primeiros meses deste ano supera as emissões de novos títulos nas eleições de 2014 e 2018. Entre janeiro e março de 2022, o Brasil ganhou 1.144.481 novos eleitores na faixa etária de 15 a 18 anos.

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.