A falta de justificativa pode prejudicar eleitores na emissão de documentos como RG, passaporte e até realização de matrículas; veja como fazer a justificativa de forma online
O segundo turno das Eleições de 2022 foi realizado no dia 30 de outubro e mais de 32 milhões de eleitores deixaram de participar da chamada festa da democracia. Aqueles que não votaram devem apresentar uma justificativa até 9 de janeiro de 2023.
As pessoas que têm título eleitoral no Brasil e não estão no país têm igual prazo para se justificar, ou 30 dias contados a partir da data do retorno ao Brasil. Cada justificativa deve ser feita individualmente, pois só é válida para o turno da eleição em que o eleitor esteve ausente. Os eleitores que perderam os dois turnos devem apresentar as justificativas separadamente.
E o prazo para justificar o primeiro turno já encerrou, portanto, os eleitores agora devem pagar uma multa para regularizar o título eleitoral, antes de justificar a ausência no segundo turno.
+++ Foi demitido? Conheça os direitos do trabalhador CLT em 2023
LEIA TAMBÉM
Deixar de justificar a ausência em ambos os turnos das Eleições 2022 gera muitos transtornos. Isso inclui não receber salário por meio de emprego público, não poder solicitar carteira de identidade ou passaporte ou se matricular em uma instituição supervisionada pelo governo.
Qualquer justificação deverá ser feita pelo aplicativo e-Título, da Justiça Eleitoral, pelo Sistema Justifica, no endereço justifica.tse.jus.br, ou por meio do Requerimento de Justificativa Eleitoral, disponível no portal do TSE.
As pessoas que não puderem realizar a justificativa de maneira digital devem se dirigir a uma unidade do TRE do seu estado.
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.