MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Empresas investem na diversidade geracional para estimular inovação no ambiente de trabalho

O maior ganho reside na diversidade de perspectivas. Especialistas destacam a importância de construir uma cultura de aprendizado contínuo

Colaboradores mais experientes precisam compartilhar conhecimentos adquiridos ao longo dos anos
Colaboradores mais experientes precisam compartilhar conhecimentos adquiridos ao longo dos anos - Freepik
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 08/01/2024, às 17h36

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O desafio de harmonizar a diversidade de gerações no ambiente de trabalho leva muitas empresas a repensarem suas abordagens, buscando um equilíbrio entre respeitar os processos estabelecidos e promover a criatividade sem barreiras.

Segundo dados do "Panorama de Sentimentos das Lideranças" da escola corporativa SPUTNik, 79% dos líderes enfrentam dificuldades ao conduzir profissionais de diferentes gerações. Aproximar as gerações resulta em um ambiente mais propício para o estabelecimento rápido de linguagens e conexões.

O maior ganho, no entanto, reside na diversidade de perspectivas e transferências de conhecimento. Esse movimento reflete-se, muitas vezes, na preferência do mercado por empregar gerações mais jovens, visando a simplificação de burocracias e a oportunidade de aumentar a aceitação.

Colaboradores mais experientes precisam compartilhar conhecimentos adquiridos ao longo dos anos

Entretanto, possuir equipes e empresas mais plurais, especialmente em termos geracionais, vai além desses benefícios imediatos. Envolve o aumento da empatia e compreensão das diferenças, contribuindo para a redução de estigmas e estereótipos. Focalizar valores como diversidade e inclusão torna-se uma prioridade, ampliando o olhar e atentando-se às necessidades variadas de perfis distintos.

Especialistas destacam a importância de construir uma cultura de aprendizado contínuo por meio da mentoria reversa. Os colaboradores mais experientes precisam compartilhar conhecimentos adquiridos ao longo dos anos, enquanto os mais jovens trazem conhecimentos atualizados, especialmente em tecnologia e tendências recentes.

Iniciativas como a melhoria da comunicação, o desenvolvimento da criatividade e o fomento de projetos inovadores ganham espaço. A criação de fóruns, debates e canais internos de comunicação que valorizam a história e compartilham dicas tornam-se práticas essenciais.

Além disso, essa diversidade pode resultar em um aumento saudável da competitividade. Não apenas uma defesa isolada de ideias, mas uma colaboração natural que enriquece programas e projetos com diferentes perspectivas.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.