A partir desta segunda-feira (20), quatro postos fixos começarão a atender gratuitamente vítimas das enchentes que tiveram documentos perdidos
As vítimas das recentes enchentes no Rio Grande do Sul já podem solicitar a segunda via dos documentos perdidos. Todos os cartórios do estado estão habilitados a emitir certidões de nascimento, casamento e óbito gratuitamente.
A partir de segunda-feira (20), quatro postos fixos em Porto Alegre começarão a atender gratuitamente os pedidos desses documentos. O horário de atendimento dos cartórios é das 9h às 17h30.
📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp
Segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), esses postos estarão localizados no terceiro andar do Shopping João Pessoa (bairro Farroupilha), no posto do Tudo Fácil Zona Norte, no Shopping Wallig (bairro Passo D'Areia), no Foro Regional do Partenon (bairro Partenon) e no Shopping Total (bairro Independência). O horário de funcionamento será das 12h às 17h. Além de Porto Alegre, haverá atendimento em Caxias do Sul, Passo Fundo e Lajeado.
LEIA TAMBÉM
+ Atenção, devedores! Últimos dias para aderir ao Desenrola Brasil
O CNJ anunciou que, a partir de 31 de maio, as certidões poderão ser solicitadas online. A Central de Informações do Registro Civil (CRC) oferecerá um módulo chamado SOS RS para facilitar esse serviço, que também será gratuito para os afetados pelas enchentes.
As pessoas abrigadas também podem solicitar a segunda via dos documentos. Equipes especializadas estão prestando atendimento diretamente nos abrigos. De acordo com o CNJ, quase 10 mil certidões já foram emitidas para os desabrigados em Porto Alegre e no interior do estado.
Os Correios anunciaram nesta quarta-feira (15) a suspensão temporária do recebimento de doações de roupas destinadas às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
Até agora, as roupas constituem 70% das doações arrecadadas nas agências dos Correios em todo o país, e a empresa considera que esse volume já é suficiente para atender às necessidades locais.
Em um comunicado oficial, os Correios pediram à população que priorize a doação de itens como água potável, alimentos não perecíveis, ração para animais, produtos de limpeza e higiene pessoal.
As doações podem ser feitas em qualquer uma das mais de 10 mil agências dos Correios espalhadas pelo Brasil, que se encarregarão do transporte gratuito até a Defesa Civil no Rio Grande do Sul. Os interessados podem consultar as agências disponíveis e seus horários de funcionamento no site oficial dos Correios.
As doações são voluntárias e podem ser realizadas conforme a disponibilidade de cada um. No entanto, os Correios publicaram uma lista de itens prioritários, de acordo com a orientação da Defesa Civil do Rio Grande do Sul:
Para facilitar a triagem, os Correios pedem que as cestas básicas sejam entregues fechadas ou com os alimentos reunidos em sacos transparentes, e que os itens de higiene pessoal estejam organizados em kits, também em sacos transparentes.
Além disso, as doações devem ser separadas por categorias e embaladas em caixas ou sacolas bem vedadas para evitar rasgos ou danos. Sacolas de papel, que são mais frágeis, devem ser evitadas.
+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.