MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Enem 2022: já é possível conferir as 200 mil vagas disponíveis no SiSU; SAIBA MAIS

O MEC liberou para consulta as vagas disponíveis no SiSU, porém, estudantes só poderão se inscrever entre os dias 16 a 24 de fevereiro

Já é possível consultar as vagas disponíveis no SiSU
Já é possível consultar as vagas disponíveis no SiSU - Agência Brasil
Victoria Batalha

Victoria Batalha

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 01/02/2023, às 09h09 - Atualizado às 09h14

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A data de abertura do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) foi adiantada pelo Ministério da Educação (MEC) para os dias 16 a 24 de fevereiro. Porém, já é possível consultar as vagas disponíveis desde o dia 30 de janeiro no site

A primeira abertura do SiSU de 2023 vai ofertar 6.402 cursos de graduação em 128 instituições públicos (sendo 63 universidades federais). Ao todo serão 226.399 mil vagas oferecidas para estudantes em todo o país. 

Jovens que prestaram o Enem 2022 e que tiverem interesse, já podem acessar o site e visualizar as vagas disponíveis por modalidade e concorrência, turnos, cursos, instituições e a localização. Além disso, podem também acessar o documento de adesão de cada instituição de ensino que estão participando da edição deste ano do SiSU. 

+++ Enem 2023 já tem data para ocorrer; veja cronograma e datas das provas

Como participar do SiSU

Para poder se candidatar as vagas disponibilizadas pelo SiSU é preciso ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 e ter tirado uma nota acima de zero na redação da prova. Lembrando que estudantes treineiros não podem participar. 

O estudante poderá escolher até duas opções de curso, podendo ser o mesmo curso em instituições diferentes ou cursos diferentes. Também é necessário escolher se você vai se candidatar para ampla concorrência ou para alguma das vagas de ações afirmativas (cotas).

Os cotistas podem ser estudantes que tenham cursado o ensino médio em escolar públicas e que atendam os critérios de renda ou que sejam autodeclarados pretos, pardos, indígenas ou que possuam algum tipo de deficiência. É importante ressaltar que as universidades podem adotar procedimentos próprios para a comprovação de autodeclaração.

Fies e Prouni

Estudantes que queiram se candidatar para o Programa de Universidade para Todos (Prouni) poderão se inscrever entre os dias 28 de fevereiro e 3 de março. Já os estudantes com interesse no Fies, o processo seletivo ficará disponível nos dias 7 a 10 de março no Portal de Acesso Único

Siga o JC Concursos no Google News

Sobre INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação.

+ Resumo do Concurso Enem 2022

ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Até R$ 85,00
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Ensino Médio, Ensino Técnico
Faixa de salário:
Organizadora: INEP
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda do Concurso

10/05/2022 Abertura das inscrições Adicionar no Google Agenda
21/05/2022 Encerramento das inscrições Adicionar no Google Agenda
13/11/2022 Prova Adicionar no Google Agenda
20/11/2022 Prova Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.