Inscrições do Enem 2024 para moradores do Rio Grande do Sul (RS) terminam nesta sexta-feira (21); Provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro
Devido à calamidade pública que afetou o Rio Grande do Sul em maio, as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 continuam abertas até esta sexta-feira (21) exclusivamente para os residentes do estado do RS.
As inscrições, que reabriram no domingo (16), podem ser feitas online pela Página do Participante, utilizando o login único do portal Gov.br. Caso os candidatos esqueçam a senha, ela pode ser recuperada diretamente no site.
📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp
Além de realizar a inscrição, os candidatos podem solicitar atendimento pelo nome social, se aplicável, e recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência (PcD).
LEIA TAMBÉM
Durante o período regular de inscrição, que terminou na sexta-feira (14), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) registrou mais de 259 mil inscrições de candidatos do Rio Grande do Sul.
Devido às enchentes, todos os moradores do Rio Grande do Sul estão isentos da taxa de inscrição de R$ 85. No entanto, o Ministério da Educação (MEC) e o Inep alertam que a isenção não substitui a necessidade de realizar a inscrição online para garantir a participação no exame.
+ Salários médios no Nordeste são os mais baixos do Brasil, aponta IBGE
As provas do Enem serão aplicadas nacionalmente nos dias 3 e 10 de novembro, abrangendo todos os estados e o Distrito Federal. Contudo, o Ministério da Educação está considerando a possibilidade de agendar novas datas específicas para o Rio Grande do Sul.
Conforme o edital do Enem 2024, no primeiro dia de provas serão realizadas as avaliações de linguagens, ciências humanas e suas tecnologias, além da redação. Os candidatos também responderão questões de língua estrangeira (inglês ou espanhol), escolhida no momento da inscrição, com uma duração total de 5 horas e 30 minutos.
No segundo dia, os candidatos realizarão as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática, com uma duração de 5 horas.
Instituído em 1998, o Enem é uma avaliação do nível de conhecimento dos estudantes ao final do ensino médio, que marca o término da educação básica no Brasil. O exame é a principal via de acesso para instituições de ensino superior, públicas e privadas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
As notas do Enem também são aceitas por várias instituições de ensino superior em Portugal, que mantêm convênio com o Inep. Para mais informações, visite a página de perguntas frequentes sobre o Enem no portal do Inep.
+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.