MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

1 mês para o Enem! Veja tudo que você precisa saber para realização das provas

Estudantes que vão enfrentar as provas do Enem 2023 já estão se preparando não apenas nos estudos, mas também em relação aos aspectos práticos do exame

Será sua primeira vez no Enem? Veja como é a prova
Será sua primeira vez no Enem? Veja como é a prova - Agência Brasil/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 02/10/2023, às 21h25 - Atualizado em 05/10/2023, às 10h02

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Com a proximidade do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, os estudantes que vão enfrentar as provas já estão se preparando não apenas nos estudos, mas também em relação aos aspectos práticos do exame, como a documentação necessária e o que é permitido ou não levar para os locais de aplicação das provas.

O Enem, que ocorrerá em dois domingos consecutivos, nos dias 5 e 12 de novembro, segue o padrão adotado desde 2017. No primeiro dia, os participantes responderão questões de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e redação, enquanto no segundo dia, as provas serão de Ciências da Natureza e Matemática.

É importante que os candidatos estejam cientes do horário de abertura e fechamento dos portões, que ocorrerá às 12h e 13h, pelo horário de Brasília, nos dois dias de prova. O início das provas está marcado para as 13h30, porém, o horário de término varia: às 19h no dia 5 de novembro e às 18h30 no dia 12 de novembro.

+++ Confira as apostas para o tema da redação do Enem 2023; são 43 opções para você ficar de olho

Será sua primeira vez no Enem? Veja como é a prova

O Enem é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões, abrangendo áreas do conhecimento como Linguagens, códigos e suas tecnologias; Ciências humanas e suas tecnologias; Ciências da natureza e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias.

Além disso, os candidatos devem realizar uma redação de no máximo 30 linhas, seguindo a estrutura dissertativo-argumentativa, com base em uma situação-problema apresentada. As questões do Enem são elaboradas por especialistas selecionados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), seguindo critérios estabelecidos pelo órgão.

O que posso e não posso levar para fazer a prova do Enem? 

Para a realização das provas, os participantes devem obrigatoriamente levar uma caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, e um documento de identificação válido, seja físico ou digital. O cartão de confirmação de inscrição e a declaração de comparecimento impressa também são aconselháveis para eventuais necessidades de comprovação.

Dentre os documentos de identificação válidos estão a cédula de Identidade, identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, Carteira de Registro Nacional Migratório, documento provisório de Registro Nacional Migratório, entre outros. Neste ano, o Inep incluiu documentos digitais como o e-Título, Carteira Nacional de Habilitação Digital e RG Digital como opções válidas, desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais, com a ressalva de que capturas de tela não serão aceitas.

Itens proibidos no Enem: 

No entanto, é importante que os candidatos não levem itens proibidos para as salas de prova. Antes de entrar, os estudantes recebem um envelope porta-objetos para guardar itens como óculos escuros, boné, chapéu, canetas não transparentes, lápis, borrachas, réguas, corretivos, livros, anotações, relógios, fones de ouvido e dispositivos eletrônicos.

Além disso, é proibido portar bebidas alcoólicas e usar drogas ilícitas ou produtos relacionados ao tabaco no local de aplicação das provas.

A observância dessas regras é essencial para garantir um ambiente adequado e igualitário para todos os participantes do Enem. Portanto, os estudantes devem estar bem informados sobre as orientações da prova e se preparar para evitar problemas durante o exame.

+Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.