MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Entenda os riscos do monóxido de carbono, gás invisível que causou morte de quatro jovens em SC

Vítimas permaneceram por cerca de quatro horas dentro do carro com o gás em circulação. Uma perfuração no escape entre o motor e o painel do automóvel teria vazado o monóxido de carbono

Entenda o que é e como o monóxido de carbono age no nosso corpo
Entenda o que é e como o monóxido de carbono age no nosso corpo - Felipe Salles/NSC TV
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 02/01/2024, às 22h19

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Quatro jovens foram encontrados mortos em uma BMW, em Balneário Camboriú, Santa Catarina na segunda-feira (1º). A polícia suspeita que uma falha mecânica na BMW/320I M Sport, fabricada em 2022, tenha causado a morte do grupo devido à presença de monóxido de carbono no veículo.

Segundo informações preliminares, uma perfuração no escape entre o motor e o painel do automóvel teria vazado o gás, levando à asfixia e parada cardiorrespiratória dos ocupantes. O alerta sobre os riscos do monóxido de carbono é reforçado, principalmente porque o gás não tem cheiro nem cor, tornando-o imperceptível às vítimas em caso de vazamento.

O delegado Bruno Effori destacou que as vítimas permaneceram por cerca de quatro horas dentro do carro, com o ar-condicionado em funcionamento.

Entenda o que é e como o monóxido de carbono age no nosso corpo 

O monóxido de carbono, conhecido como CO, é um gás invisível e inodoro que, quando inalado, pode causar problemas de saúde e levar à morte. As moléculas de CO se ligam à hemoglobina no sangue, dificultando o transporte de oxigênio no organismo, essencial para a vida humana, e podendo resultar em asfixia.

  • Onde o gás é encontrado?

Presente nas emissões de combustão, como aquelas de carros, caminhões, motores a gasolina, fogões, lanternas, madeira e carvão queimados, fogões a gás e sistemas de aquecimento, o monóxido de carbono pode se acumular em espaços fechados, causando intoxicação em pessoas e animais.

  • Quais os sintomas de intoxicação com monóxido de carbono?

Os sintomas variam, começando com cansaço, moleza e evoluindo para sonolência, torpor, podendo resultar em coma e morte se a pessoa não receber socorro. Dor de cabeça, tontura, fraqueza, dores abdominais, vômitos, dor no peito e confusão mental são sinais comuns de envenenamento por CO.

  • Como evitar acidentes com monóxido de carbono? 

Para evitar acidentes com monóxido de carbono, é recomendado que aquecedores a combustível e outros aparelhos passam por vistoria técnica anual. Nunca deixar carros ligados em ambientes fechados, não utilizar fogão para aquecer a casa, manter geradores e máquinas a uma distância segura, instalar detectores de CO em casa e procurar ajuda imediatamente em caso de suspeita de vazamento são medidas preventivas.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.