MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Está com débito em atraso? Saiba como participar de mutirão para renegociar dívidas

Está com débito em atraso e quer colocar as economias em dia? Então, uma boa oportunidade para isso é participar do mutirão para renegociar dívidas com condições especiais. Veja prazo

Mulher olha contas e leva mãos à cabeça
Mulher olha contas e leva mãos à cabeça - Divulgação
Mylena Lira

Mylena Lira

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 24/11/2022, às 21h11

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Está com débito em atraso e quer organizar o orçamento para virar o ano com as economias em dia? Então, uma boa oportunidade para isso pode ser participar do mutirão para renegociar dívidas, uma iniciativa nacional da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), do Banco Central (BC), da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e de Procons de todo o país.

O percentual de famílias brasileiras inadimplentes, ou seja, com contas em atraso, atingiu 29% no final do segundo semestre de 2022. O número é o maior já registrado desde 2010, quando teve início a série histórica do levantamento realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

Entre as vantagens de participar do mutirão estão conseguir descontos no valor da dívida, melhores formas para quitação, como o parcelamento, e taxas de juros reduzidas para refinanciamento. Podem ser negociadas dívidas no:

  • cartão de crédito;
  • cheque especial;
  • crédito consignado; e
  • demais modalidades de crédito em atraso que não possuam bens dados em garantia.

+Auxílio Brasil: saiba quem recebe o benefício de forma antecipada nesta semana

Como se inscrever no mutirão para renegociar dívidas

O prazo para consumidores renegociar dívidas com condições especiais vai até a próxima quarta-feira, 30 de novembro. É preciso acessar a página do mutirão e, nela, o Registrado, que é o sistema o Banco Central que vai informar quais pendências financeiras existem em nome do interessado.

As dívidas podem ser negociadas diretamente com o banco ou por meio do Portal ConsumidorGovBr, plataforma por meio da qual o consumidor deve apresentar uma proposta de negociação à instituição credora. A instituição financeira tem até 10 dias para analisar o pedido e dar uma resposta.

+Quem saiu da malha fina recebe restituição do IRPF na próxima semana; veja

Segundo a Febraban, mais de 22 milhões de contratos em atraso foram repactuados, superando R$ 1,1 trilhão de saldo negociado entre os anos de 2020 e 2022. A última edição do mutirão foi realizada de 7 a 31 de março, durou 25 dias e foi concluída com 1,7 milhão de contratos renegociados.

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.