MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Esta com sintomas gripais? Ministério da Saúde enfatiza importância das máscaras faciais

Além do uso de máscaras faciais, a pasta ressalta outras medidas não farmacológicas importantes no combate à disseminação do vírus

Ministério da Saúde reitera também a importância da vacinação contra a Covid-19
Ministério da Saúde reitera também a importância da vacinação contra a Covid-19 - Divulgação/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 23/06/2023, às 17h47

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Ministério da Saúdedivulgou uma nota técnica recomendando o uso de máscaras de proteção facial como medida essencial de prevenção da Covid-19. Conforme o documento, essa recomendação se aplica especialmente a pessoas com sintomas gripais, indivíduos que apresentem fatores de risco para complicações da doença e casos suspeitos ou confirmados.

Entre os grupos considerados de risco estão os imunossuprimidos, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades. A nota técnica destaca que esses grupos estão mais suscetíveis a complicações relacionadas ao vírus, principalmente em situações como ambientes fechados e não ventilados, locais com aglomeração e serviços de saúde.

Embora a Organização Mundial da Saúde (OMS) tenha declarado o fim da emergência em saúde pública de importância internacional, o Ministério da Saúde alerta que o vírus continua em circulação no Brasil e no mundo. A nota enfatiza a natureza pandêmica do vírus, com transmissão generalizada, e o risco de surgimento de novas variantes, potencialmente mais graves, que devem ser monitoradas de perto.

+++ Novos dados mostram fortalecimento da construção civil e abertura de vagas de trabalho

Ministério da Saúde reitera também a importância da vacinação contra a Covid-19

Além do uso de máscaras faciais, a pasta ressalta outras medidas não farmacológicas importantes no combate à disseminação do vírus. Entre elas estão o distanciamento físico, a etiqueta respiratória, a higienização adequada das mãos com álcool 70% ou água e sabão, a limpeza e desinfecção de ambientes e o isolamento de casos suspeitos ou confirmados.

O Ministério da Saúde reitera também a importância da vacinação contra a COVID-19. A imunização está disponível para toda a população acima de 6 meses de idade. Além disso, o reforço da vacina bivalente está disponível para pessoas com 18 anos ou mais que já receberam pelo menos duas doses da vacina monovalente.

Essas recomendações são fundamentais para controlar a propagação do vírus e garantir a segurança da população. O Ministério da Saúde ressalta a importância da adesão a essas medidas e da busca pela vacinação, contribuindo assim para o enfrentamento eficaz da pandemia.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.