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Estoque de diesel do Brasil pode durar apenas 50 dias; Ministro diz que país está preparado

O ministro disse ainda que governo precisa de maior intervenção no mecanismo de precificação. Brasil pode receber, em até 60 dias, óleo diesel da Rússia

As preocupações são fruto de um impasse: em um esforço para controlar os preços do diesel
As preocupações são fruto de um impasse: em um esforço para controlar os preços do diesel - Freepik

Pedro Miranda* | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 12/07/2022, às 21h25

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Nesta terça-feira (12) o ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida disse que o estoque do Brasil de óleo diesel está previsto para durar apenas 50 dias sem necessidade de importação. De acordo com Adolfo, o país está preparado para enfrentar eventuais restrições internacionais.

Sachsida acredita que as dificuldades de refino de petróleo no mundo levaram ao aumento dos preços dos combustíveis. O ministro disse ainda que o governo precisa de maior intervenção no mecanismo de precificação da Petrobras. Segundo ele, isso não é possível porque o ordenamento jurídico do país proíbe ações nesse sentido.

Em audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, o ministro disse que se não puder importar mais petróleo, “o Brasil ainda tem 50 dias de diesel. Estamos bem preparados, bem posicionados e monitorando atentamente a evolução do cenário mundial”.

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Ministro foi convidado a prestar esclarecimentos sobre cenário do diesel no país

O ministro Sachsida foi convocado a prestar esclarecimentos ao CAE juntamente com o ministro da Economia, Paulo Guedes. A convocação se transformou em um convite dos senadores em junho, depois que a Petrobras anunciou um reajuste dos preços dos combustíveis.

Na segunda-feira (11), o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o Brasil pode receber, em até 60 dias, óleo diesel vindo da Rússia. "Está acertado que em 60 dias [o diesel russo] já pode começar a chegar aqui. Já existe essa possibilidade. A Rússia continua fazendo negócios com o mundo todo", disse Bolsonaro.

Tais preocupações são fruto de um impasse: em um esforço para controlar os preços dos combustíveis, a Petrobras desafiou a política de paridade de importação (PPI), atrasou reajustes e permitiu que valores finais fossem inferiores à média no exterior.

E, ao vender diesel a preços abaixo do mercado, as petrolíferas desencorajam as empresas importadoras a importarem diesel do exterior. Isso porque, para eles, tem que vender com prejuízo para concorrer com a Petrobras.

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