MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Estudantes do Enem com locais distantes terão outra oportunidade de fazer a prova

Casos de estudantes alocados a mais de 30 km de suas residências afetam cerca de 50 mil inscritos. Enem 2023 está programado para ocorrer nos dias 5 e 12 de novembro

Casos de estudantes alocados a mais de 30 km de suas residências afetam cerca de 50 mil inscritos
Casos de estudantes alocados a mais de 30 km de suas residências afetam cerca de 50 mil inscritos - Canva/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 30/10/2023, às 19h48

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou nesta segunda-feira (30) uma medida de flexibilidade para os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que estão alocados para fazer a prova em locais com uma distância superior a 30 quilômetros de suas residências.

Aqueles que não puderem comparecer no dia do exame terão a oportunidade de realizar a prova em uma data alternativa: nos dias 12 e 13 de dezembro, em locais divulgados posteriormente. Essa decisão visa garantir a igualdade de condições entre os participantes e assegurar que todos os inscritos tenham a oportunidade de realizar o exame.

A norma do Inep previa originalmente a alocação dos candidatos em um raio máximo de 30 km de suas residências informadas na inscrição. No entanto, muitos estudantes reclamaram na última semana que seus locais de prova estavam a uma grande distância de suas casas, o que poderia levar à desistência de participar do Enem em 2023.

Casos de estudantes alocados a mais de 30 km de suas residências afetam cerca de 50 mil inscritos

Para facilitar esse processo, o Inep disponibilizará uma aba específica na Página do Participante, onde os inscritos interessados na nova aplicação poderão submeter seus pedidos para análise. O período para envio dessas informações ocorrerá entre os dias 13 e 17 de novembro.

O Inep estima que os casos de estudantes alocados a mais de 30 km de suas residências afetam cerca de 50 mil inscritos, representando aproximadamente 1% do total. Esses casos estão predominantemente concentrados em grandes cidades, como Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

O Enem 2023 está programado para ocorrer nos dias 5 e 12 de novembro e as notas obtidas nas provas podem ser usadas para concorrer a vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), bem como para acessar bolsas de estudo em instituições de ensino superior privadas por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni) e para solicitar financiamentos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.