MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Exame toxicológico: motoristas têm novos prazos para regularização

Exame toxicológico é uma exigência do Código de Trânsito Brasileiro. Senatran lista 17 redes de laboratórios credenciados para realizar o exame, com resultados emitidos em cerca de 15 dias

Senatran lista 17 redes de laboratórios credenciados para realizar o exame toxicológico
Senatran lista 17 redes de laboratórios credenciados para realizar o exame toxicológico - Divulgação/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 26/01/2024, às 12h55

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) divulgou nesta sexta-feira (26), por meio do Diário Oficial da União, uma nova oportunidade para os motoristas que possuem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C, D e E e que ainda não realizaram o exame toxicológico ou perderam o prazo anterior, estabelecido em 28 de dezembro de 2023.

Os condutores agora têm novas datas-limite para cumprir essa determinação: até 31 de março de 2024, para aqueles com validade da CNH entre janeiro e junho, e até 30 de abril para os que têm vencimento entre julho e dezembro.

📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp

O exame toxicológico é uma exigência do Código de Trânsito Brasileiro para identificar o uso de substâncias psicoativas que possam comprometer a capacidade de direção, visando garantir a segurança nas estradas.

Senatran lista 17 redes de laboratórios credenciados para realizar o exame toxicológico

Para os condutores com menos de 70 anos das categorias C, D e E (ônibus e caminhões), o exame é necessário tanto para a emissão quanto para a renovação da CNH, com atualizações obrigatórias a cada dois anos e seis meses. A análise é realizada por laboratórios credenciados pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), utilizando amostras de cabelo, pelo ou unha, com resultados emitidos em cerca de 15 dias.

Atualmente, o site da Senatran lista 17 redes de laboratórios credenciados para realizar o exame toxicológico. Os custos associados ao procedimento ficam a cargo das empresas contratantes dos motoristas ou dos próprios condutores, caso sejam autônomos.

O Ministério dos Transportes recomenda aos motoristas verificar a necessidade do exame toxicológico através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), onde é possível realizar o cadastro ou login por meio da conta gov.br. Essa ferramenta auxilia na consulta da regularidade da CNH, garantindo que os condutores estejam em conformidade com as normas estabelecidas pelo Contran.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.