MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Existe inscrição gratuita para o Enem 2023? Ainda dá para obter a isenção da taxa?

Estão abertas as inscrições para o Enem 2023 (Exame Nacional do Ensino Médio), que permite o acesso ao ensino superior sem pagar nada ou com financiamento a juros baixos

Pessoas realizam pova
Pessoas realizam pova - Divulgação
Mylena Lira

Mylena Lira

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 05/06/2023, às 16h17

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Estão abertas as inscrições para o Enem 2023 (Exame Nacional do Ensino Médio). O prazo começou hoje, 5 de junho, e os interessados têm até o dia 16 de junho para se inscreverem. As provas serão realizadas nos dias 05 e 12 de novembro.

O Enem 2023 é direcionado principalmente para estudantes que estão cursando o último ano do Ensino Médio ou que já tenham concluído essa etapa. Além disso, aqueles que ainda não concluíram o ensino médio podem participar como "treineiros". Pessoas privadas de liberdade também têm a oportunidade de participar do exame.

Uma informação importante para os interessados é que a inscrição no Enem está condicionada ao pagamento da taxa no valor de R$ 85, até o dia 21 de junho. O boleto é gerado diretamente na página de inscrição e é possível realizar o pagamento por meio de PIX, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança.

Apenas quem conseguiu gratuidade para o exame não precisará pagar a taxa. Vale ressaltar que o prazo para solicitar isenção da taxa já encerrou e o resultado para quem fez o pedido foi divulgado em 19 de maio. Tinham direito à isenção:

  • alunos da 3ª série do ensino médio em 2023 em escolas da rede pública declarada ao Censo Escolar;
  • alunos que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada; e
  • pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica registradas no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico).

+Turismo em alta: Governo Federal ZERA imposto de passagens aéreas até 2026

Benefícios de realizar o Enem 2023

As notas obtidas no Enem têm grande importância para o acesso ao ensino superior. Elas podem ser utilizadas para ingressar no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e no Programa Universidade para Todos (ProUni), além de serem necessárias para financiamentos estudantis, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Realizado pelo Ministério da Educação (MEC) desde 1998, o Enem ocorre anualmente e é considerado uma das principais formas de acesso às universidades do país. Composto por quatro provas objetivas e uma redação, o exame avalia as habilidades e conhecimentos adquiridos pelos estudantes ao longo do ensino médio. É importante ressaltar que, para utilizar a nota do Enem como forma de acesso ao ensino superior, é necessário ter concluído o ensino médio.

+Empresa é INDICIADA por fungos e ovos de parasitas no molho de tomate

Saiba como se inscrever

Para realizar a inscrição, o interessado deve acessar a Página do Participante, disponível no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O endereço eletrônico é o enem.inep.gov.br/participante e o login é feito com o CPF e a senha do cadastro feito no Portal Gov.br.

Após logar, basta selecionar a opção "inscrição" e preencher os dados solicitados, como CPF, data de nascimento, endereço, entre outros. O site do Enem é didático e oferece informações detalhadas sobre o processo de inscrição. Caso o participante tenha dúvidas, é possível encontrar orientações, perguntas frequentes e tutoriais na página inicial.

O Enem também oferece recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência, condições especiais para realização da prova e tratamento pelo nome social. Os candidatos que necessitam desses recursos devem fazer a solicitação no momento da inscrição. Além disso, o processo de inscrição e a prova em si são disponibilizados em Libras, garantindo acessibilidade para todos os participantes.

O que cai na prova do Enem 2023?

O exame é composto por quatro grupos de disciplinas, além de redação. Confira cada uma delas:

  • Ciências Humanas: geografia, história, filosofia e sociologia;
  • Linguagens e Códigos: língua portuguesa, literatura e língua estrangeira;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: biologia, química e física;
  • Matemática e suas Tecnologias; e
  • Redação (um texto de prosa dissertativo-argumentativo).

No primeiro dia de prova, os estudantes vão resolver 45 questões de Ciências Humanas, 45 perguntas de Linguagens e Códigos e escrever a redação. Já no segundo domingo de aplicação do exame, é cobrada a resolução de mais 90 questões com conteúdo sobre Ciência da Natureza (45) e Matemática (45).

Enem 2023: cronograma

Independentemente se conseguiu a isenção do Enem ou não, o candidato deve ficar atento ao cronograma do exame para não perder nenhuma fase. As provas vão ser aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro deste ano. O gabarito será divulgado em 24 de novembro e os resultados, em 16 de janeiro de 2024.

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.