MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Farmácia Popular: quer pagar mais barato por medicamentos? Saiba como conseguir desconto

Governo Federal oferece uma solução para aqueles que enfrentam dificuldades financeiras para arcar com os medicamentos essenciais. Veja o que fazer

Veja o que fazer para conseguir desconto nos medicamentos pela Farmácia Popular
Veja o que fazer para conseguir desconto nos medicamentos pela Farmácia Popular - Divulgação/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 17/07/2023, às 22h18

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O alto valor dos medicamentos tem sido um desafio para muitos brasileiros que dependem de tratamentos contínuos para suas doenças. Com o custo dos remédios alcançando cifras de três dígitos, a preocupação com o acesso à saúde se torna cada vez mais urgente.

No entanto, o Governo Federal oferece uma solução para aqueles que enfrentam dificuldades financeiras para arcar com os medicamentos essenciais. O Programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB) foi desenvolvido justamente para complementar o acesso a medicamentos utilizados na Atenção Primária à Saúde (APS) por meio de parcerias com farmácias e drogarias da rede privada.

O PFPB disponibiliza medicamentos gratuitos para tratamento de doenças como diabetes, asma, hipertensão e, desde junho deste ano, também para osteoporose e anticoncepcionais. Além disso, o programa oferece medicamentos subsidiados para dislipidemia, rinite, doença de Parkinson, glaucoma e fraldas geriátricas, com o Ministério da Saúde responsável pelo pagamento de até 90% do valor de referência tabelado, enquanto o restante é pago pelo cidadão.

+++ Quando começa a venda de passagens a R$ 200? Veja os próximos passos

Veja o que fazer para conseguir desconto nos medicamentos pela Farmácia Popular

Para usufruir dos benefícios do programa, os pacientes podem se dirigir às farmácias e drogarias conveniadas à Farmácia Popular, cujos endereços e telefones podem ser facilmente consultados no site do Ministério de Saúde. Importante ressaltar que não é necessário ter receita médica do Sistema Único de Saúde (SUS) para conseguir os descontos nos medicamentos.

Documentação Necessária: Para obter o desconto, é preciso apresentar um documento de identidade válido (RG, CNH, ou outro documento oficial com foto) e a receita médica prescrita por um profissional de saúde. A receita pode ser emitida por qualquer médico, não sendo necessário que seja um médico do Sistema Único de Saúde (SUS).

Escolha dos Medicamentos: As farmácias populares oferecem medicamentos gratuitos e outros subsidiados. Verifique a lista de medicamentos disponíveis no programa e escolha aqueles que estão incluídos na modalidade de desconto.

Desconto nos Medicamentos: Apresente a receita médica e o documento de identidade na farmácia e informe que deseja utilizar o Programa Farmácia Popular para obter o desconto. O farmacêutico verificará a disponibilidade do medicamento e aplicará o desconto conforme as regras do programa.

Pagamento do Medicamento: Para medicamentos subsidiados, o Ministério da Saúde cobre uma parte do valor, e o restante é pago pelo paciente diretamente na farmácia.

Renovação da Receita: Para medicamentos que necessitam de uso contínuo, é importante manter a receita médica atualizada, já que a validade da receita varia de acordo com o medicamento prescrito.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.