MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Febraban alerta para golpes relacionados ao Desenrola Brasil; veja como se prevenir

Criminosos estão se aproveitando do programa para aplicar golpes nos consumidores. A primeira fase do Desenrola Brasil começou na segunda-feira (17)

Unica forma válida para a renegociação das dívidas é por meio dos canais oficiais dos bancos
Unica forma válida para a renegociação das dívidas é por meio dos canais oficiais dos bancos - Divulgação/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 20/07/2023, às 17h25

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) emitiu um importante alerta sobre os riscos de golpes envolvendo o recém-lançado Programa Desenrola Brasil, cujo objetivo é reintegrar pessoas com restrição de crédito à economia, permitindo melhores condições para a renegociação de dívidas bancárias.

Conforme a entidade, criminosos estão se aproveitando do programa para aplicar golpes utilizando links falsos e a engenharia social, técnica que manipula os usuários a fornecerem informações confidenciais e realizar transações financeiras em benefício dos golpistas.

A primeira fase do programa, que começou no último dia 17, permite que instituições financeiras limpem o nome de indivíduos com dívidas de até R$ 100. No entanto, é essencial ressaltar que a dívida não é perdoada, mas sim o nome do devedor que deixa de ficar negativado, possibilitando-o a obter novos empréstimos e realizar operações, como a assinatura de contratos de aluguel.

É importante destacar que o Desenrola Brasil engloba somente dívidas contraídas até 31 de dezembro do ano anterior e contempla a possibilidade de renegociação de débitos com bancos por devedores que possuam renda de até R$ 20 mil.

+++ Novo decreto sobre armas: governo Lula deve fazer novas proibições

Unica forma válida para a renegociação das dívidas é por meio dos canais oficiais dos bancos

O diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban, Adriano Volpini, enfatizou a Agência Brasil sobre a importância de evitar clicar em links recebidos por meio de aplicativos de mensagens, redes sociais ou patrocinados por sites de busca. Ele ressalta que os clientes devem ser cautelosos ao receber propostas de envio de valores, que supostamente garantiriam melhores condições de renegociação das dívidas.

A Febraban esclarece que a única forma válida para a renegociação das dívidas é por meio dos canais oficiais dos bancos participantes do programa, como agências, internet banking ou aplicativos bancários. Para maior segurança, ao acessar o internet banking, o usuário deve digitar manualmente o endereço da instituição financeira.

Em caso de desconfiança em relação a propostas ou valores oferecidos, a Febraban orienta os clientes a entrarem em contato com o banco através de seus canais oficiais. Adicionalmente, a entidade alerta que os valores só devem ser debitados da conta após a formalização de um contrato de renegociação e nas datas acordadas. É também essencial verificar, no momento do pagamento de boletos, se os mesmos estão sendo destinados à instituição financeira com a qual o cliente possui a pendência.

A Febraban reitera que não envia nenhum tipo de comunicado para a renegociação de dívidas no âmbito do Programa Desenrola Brasil. Caso o cliente receba qualquer mensagem com o logotipo da entidade ou de bancos, é recomendado descartá-la imediatamente e contatar os canais oficiais da instituição financeira, tais como agências, internet banking e aplicativos bancários.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.