MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

FGTS Futuro: Caixa abre linha de crédito para compra de imóveis

Caixa anunciou nesta segunda-feira (8) lançamento do FGTS Futuro, permitindo que depósitos sejam utilizados como garantia na compra de imóveis

Unidades do programa habitacional Minha Casa Minha Vida
Unidades do programa habitacional Minha Casa Minha Vida - Divulgação JC Concursos
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 08/04/2024, às 19h42

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A partir de agora, trabalhadores com carteira assinada e renda de até R$ 2.640 têm uma nova opção para adquirir sua casa própria por meio do programa habitacional do governo federal Minha Casa, Minha Vida

A Caixa Econômica Federal anunciou nesta segunda-feira (8) o lançamento das linhas de crédito do FGTS Futuro, permitindo que depósitos futuros no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) sejam utilizados como garantia para financiamentos.

📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp

Saiba como irá funcionar 

Ao aderir ao crédito habitacional, os titulares das contas vinculadas do FGTS poderão autorizar a caução dos depósitos futuros feitos pelo empregador por um período de até 120 meses. Essa autorização poderá ser realizada de forma simples através do aplicativo FGTS, facilitando o processo para os trabalhadores.

Originalmente, a previsão era que a Caixa levasse até 90 dias após a definição das normas operacionais para iniciar a oferta do FGTS Futuro. No entanto, o prazo foi adiantado. Em 26 de março, o Conselho Curador do FGTS regulamentou o uso do FGTS Futuro para aquisição de imóveis.

Durante a contratação do financiamento, o banco irá apresentar ao trabalhador o valor da prestação e sua capacidade de pagamento, com ou sem a inclusão dos depósitos futuros. 

Caberá ao mutuário escolher a modalidade que melhor se adequa às suas necessidades. Optando pelo FGTS Futuro, os depósitos feitos pelo empregador serão bloqueados na conta vinculada até a quitação total do saldo devedor.

+ Pix: Transações disparam e batem recorde histórico em único dia

Veja as desvantagens 

É importante ressaltar que, em caso de demissão, o trabalhador não terá acesso ao saldo da conta vinculada referente ao financiamento do imóvel. Todos os recursos disponíveis na conta do FGTS serão direcionados para reduzir a dívida, com exceção da multa rescisória de 40%, que é de responsabilidade exclusiva do trabalhador.

A escolha pela modalidade do FGTS Futuro deve ser feita no momento da contratação do financiamento. Se o cliente não optar por esta modalidade naquele momento, ainda poderá utilizar os recursos depositados em sua conta vinculada do FGTS de acordo com outras modalidades previstas em lei. 

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.