MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Fortes chuvas: 51 municípios em emergência e 40 mil desabrigados em Alagoas; saiba como ajudar

Uma equipe da Defesa Civil Nacional se deslocou para prestar apoio aos municípios atingidos; fortes chuvas deixou 40 mil desabrigados no Estado de Alagoas

Rio transborda no município de Branquinha, em Alagoas
Rio transborda no município de Branquinha, em Alagoas - Erik Maia - G1

Jean Albuquerque | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 03/07/2022, às 14h26 - Atualizado às 14h56

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

As fortes chuvas que caem na região fizeram subir para 51 o número de municípios em situação de emergência em Alagoas, a informação foi atualizada em decreto do governo do Estado, que foi publicado na noite deste sábado (2). Os rios transbordaram e inundaram ruas e casas, deixando famílias desabrigadas. 

Segundo o balanço divulgado pela Defesa Civil local, há 40 mil pessoas desalojadas e desabrigadas, que precisaram ser levadas  para escolas, ginásios e prédios públicos. 

+++ Leilão da Caixa permite comprar casa em São Paulo com até 70% de desconto

Nível dos rios Paraíba e Mundaú subiram causando transtornos 

Os rios Paraíba e Mundaú transbordaram e subiram dois metros de altura. A Polícia Rodoviária Federal em Alagoas informou que as BRs 104 e 101, que seguem em direção a Sergipe e Pernambuco, foram interditadas. Além da BR 316, localizada no município de Satuba e da BR 416, em Ibateguara. 

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em julho as chuvas têm previsão de cair acima da média no leste do Nordeste e no norte da região Nordeste. Os volumes previstos devem ficar acima dos 140 mm. Ontem (2) uma equipe da Defesa Civil Nacional foi deslocada para prestar apoio aos municípios atingidos. 

Sem água e energia 

O grupo Equatorial Energia em Alagoas precisou desligar a rede elétrica, por medidas de segurança e a pedido das prefeituras, neste sábado (2) por conta das inundações registradas em nove municípios, são eles:  Atalaia, Quebrangulo, Paulo Jacinto, São José da Laje, Murici, Major Izidoro, União dos Palmares, Branquinha e Santana do Mundaú. Também teve o fornecimento de energia afetado os municípios de Japaratinga e Maragogi. 

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) precisou interromper a distribuição do serviço em 19 municípios da Bacia Leiteira por conta da qualidade da água em pontos de captação do Rio São Francisco. O serviço será normalizado quando o nível de água começar a diminuir.  

Fortes chuvas em Alagoas. Saiba como ajudar

Influencers, Ongs e páginas no Instagram tem divulgado maneiras de ajudar os afetados pelas fortes chuvas no Estado. Veja: 

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.