MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Governo deve anunciar plano para redução de carga tributária de carros populares

Plano do governo visa aquecer a indústria automotiva com medidas de estímulo, incluindo redução de impostos para carros populares. Veja detalhes

Medidas de incentivo ao setor automotivo são aguardadas com grande expectativa
Medidas de incentivo ao setor automotivo são aguardadas com grande expectativa - Agência Brasil
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 16/05/2023, às 22h04

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Governo federal anunciará um plano de incentivo ao setor automotivo com foco na redução da carga tributária para carros populares, segundo o vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin. A medida deve ser divulgada no dia 25 de maio, Dia da Indústria.

O retorno do chamado carro popular ao mercado brasileiro tem sido uma demanda essencial para montadoras e concessionários, em um momento de queda de vendas e suspensão da produção. O prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, afirma que a desoneração tributária deve valer para veículos abaixo de R$ 100 mil.

Além disso, empresários do setor cobraram a volta de mecanismos de financiamento e a inclusão de benefícios tributários para pessoas jurídicas, como as montadoras, no pacote de incentivos. A Fenabrave, associação de concessionários de veículos, e algumas montadoras passaram a defender a oferta de carros mais baratos para tentar recuperar o mercado.

+++ Gás, gasolina e diesel em queda! Nova política da Petrobras DERRUBA preços

Medidas de incentivo ao setor automotivo são aguardadas com grande expectativa

O governo também prepara um programa de Parcerias Público-Privadas e concessões para reduzir o custo de logística despendido pela indústria, segundo Alckmin. Ele ainda destacou a importância da reforma tributária e da nova âncora fiscal encampadas pelo governo federal, assim como a estabilidade do preço do dólar.

Sobre a disputa com o Banco Central pela redução da taxa de juros, Alckmin afirmou estar otimista que os juros vão cair. Ele argumenta não haver uma inflação de demanda e que a economia crescerá com uma agenda de competitividade, que inclui a melhoria do sistema tributário e juros baixos.

Com a redução da carga tributária para carros populares e outras medidas que visam melhorar a competitividade do setor, espera-se que as vendas possam ser estimuladas e a produção retomada, evitando demissões e impulsionando a economia.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.