MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Governo federal propõe aumento do salário mínimo para 2025

Projeções econômicas incluem metas de superávit para os próximos anos, com ajustes conforme as condições fiscais do país. O governo está revisando suas metas fiscais

A LDO também estabelece uma meta de déficit zero para 2025
A LDO também estabelece uma meta de déficit zero para 2025 - Agência Brasil
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 15/04/2024, às 14h02

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Nesta segunda-feira, será apresentado o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que traz como destaque o aumento do salário mínimo para R$ 1.502, representando uma alta de 6,37% em relação ao valor atual.

📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp 

Essa mudança segue a nova regra de valorização do salário mínimo, que considera o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) além da inflação. Além disso, o projeto da LDO estabelece uma meta de déficit zero para o ano de 2025, substituindo a previsão de superávit que estava em vigor até o ano passado.

A projeção do salário mínimo ainda pode ser ajustada até o final do ano, dependendo da variação da inflação. Essa LDO serve como diretriz para a elaboração do Orçamento de 2025 e transmite sinais ao mercado sobre a visão do governo em relação à economia. Anteriormente, o governo trabalhava com a expectativa de um superávit de 0,5% do PIB em 2025, porém essa meta foi alterada para evitar pressões fiscais excessivas.

O governo também projeta metas de superávit para os anos seguintes, com expectativa de alcançar 0,25% em 2026, 0,5% em 2027 e 1% em 2028. Essas projeções são ajustadas de acordo com as condições econômicas e fiscais do país.

A área política do governo pressiona a área econômica para flexibilizar a meta fiscal, permitindo maior espaço para gastos nos próximos anos. Manter um superávit de 0,5% do PIB em 2025 exigiria um esforço fiscal significativo, podendo impactar investimentos e políticas sociais.

Diante das dificuldades atuais para alcançar o déficit zero neste ano, devido à resistência do Congresso em aprovar medidas arrecadatórias, o governo está revendo suas metas fiscais para garantir uma abordagem mais realista e sustentável para o futuro.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.