MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Governo lança novos modelos de carteira de identidade e passaporte; quando começa a valer?

Presidente Jair Bolsonaro (PL) lançou nesta segunda-feira (27) novos modelos de carteira de identidade e passaporte no Brasil; veja quando começa a valer

O modelo do novo passaporte que será emitido no Brasil
O modelo do novo passaporte que será emitido no Brasil - Divulgação - Novos modelos de carteira de identidade e passaporte

Jean Albuquerque | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 27/06/2022, às 19h35

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) lançou nesta segunda-feira (27) em cerimônia no Palácio do Planalto, os novos modelos de carteira de identidade e passaporte e entregou a nova remessa da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Veja quando começa a valer. 

O novo RG foi lançado em fevereiro, mas neste primeiro momento, os cidadãos que possuem CPF e moram nos estados do Acre, Pernambuco, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, poderão solicitar o documento. As demais unidades da federação poderão emitir o CIN até março de 2023. 

+++ Ministra do STF pede inclusão de Bolsonaro na investigação do esquema de corrupção do MEC

Veja quando começa a valer os novos modelos de carteira de identidade de passaporte

A partir de 4 de agosto, a nova carteira de identidade será emitida em um único modelo, isso independerá de qual estado seja produzido, com o CPF como número único de identificação. Até o momento, um único brasileiro pode ter até 27 números de RG, um em cada estado e no Distrito Federal.

Já o novo passaporte é temático, além de homenagear todas as regiões do país contendo ícones representativos dos biomas e da cultura de cada local, como a Amazônia, Cerrado, Caatinga, Pantanal e Pampas. A previsão de lançamento é a partir de setembro de 2022, mês que é comemorado o bicentenário da Independência do Brasil. 

Conheça as vantagens da nova carteira de identidade

O documento unificado digital possui diversas vantagens, além de duas versões, uma digital e outra física. No caso da digital, ela pode ser obtida pelo aplicativo Gov.Br, mas somente após a emissão da carteira física. Veja vantagens: 

  • Acesso facilitado aos cidadãos a outros serviços públicos, como a realização digital da prova de vida para o INSS;
  • Auxiliará na identificação do cidadão para a concessão de benefícios sociais e adesão a programas federais;
  • Maior segurança contra a falsificação da carteira de identidade;
  • Possibilidade da declaração múltipla de filiação;
  • Inclusão de nome social sem a necessidade de alteração no registro civil;
  • Declaração de gênero não binário;
  • Permite reunir diversos documentos: título de eleitor, numeração da Carteira de Trabalho e Previdência Social, certificado militar, CNH, documento de identidade profissional, carteira nacional de saúde e números de NIS/PIS/Pasep;
  • Poderão constar, ainda, indicativos para pessoas com necessidades especiais e o Código Internacional de Doenças (CID).

Veja o que muda com o novo passaporte 

A troca precisou ser feita porque a  ICAO (International Civil Aviation Organization), instituição das Nações Unidas que padroniza documentos de viagem, recomenda que o passaporte seja trocado a cada 10 anos. O passaporte brasileiro possui os mesmos itens de segurança desde 2006. 

Embora o novo documento passe a ser emitido, o valor do passaporte brasileiro continua o mesmo, custando R$ 257,25. O prazo de validade do novo documento é de 10 anos. 

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.