MenuJC Concursos
Busca
Notícias | | Aulas Grátis | Provas anteriores | Simulados | Empregos | Brasil

Greve no BC pode afetar transações via Pix? Entenda a situação

De acordo com o Sinal, sindicato dos servidores do Banco Central, a greve inicia a partir desta sexta-feira e deve afetar diversos serviços, como o Pix

victor meira - victor@jcconcursos.com.br
Publicado em 01/04/2022, às 09h44

None
Agência Brasil
WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmail

A greve dos servidores do Banco Central (BC ou Bacen) inicia nesta sexta-feira (01). A informação foi confirmada pelo Sinal (Sindicato Nacional de Funcionários do Banco Central) através do seu presidente, Fábio Faiad. Com a paralisação dos servidores, surgiram algumas dúvidas sobre as transações financeiras via Pix. Correu na internet o boato de que o serviço fosse afetado e até mesmo parado. 

O JC Concursos explica se a greve no BC pode influenciar de modo negativo as operações do Pix. 

O Sinal informa que apesar das paralisações das atividades dos servidores, o BC não vai interromper o cadastro de novas chaves do Pix em bancos e outras instituições, nem impedir as transações. 

Na quarta-feira (30), Faiad havia dito que o cadastro de novas chaves poderia ser prejudicado com a greve. Contudo, por conta das negociações com o Bacen, o sindicato prometeu a manutenção das atividades essenciais durante a greve. 

Em entrevista ao portal UOL, o presidente do Sinal afirmou que transações financeiras por meio do Pix e a criação de novas chaves serão mantidas durante as paralisações, mas não terá o cadastramento de novas empresas para mexer com o Pix durante o período. 

Entretanto, Faiad aponta que o monitoramento do sistema de pagamentos instantâneos também será prejudicado pela greve. O acompanhamento é um serviço para evitar que surjam problemas no sistema. Sem o monitoramento, a chance de ocorrer problemas é maior, e isso pode afetar os usuários. 

Qual é a pauta dos servidores do BC

Os servidores do BC pedem um reajuste salarial de 26,6%, após o presidente Jair Bolsonaro (PL) sinalizar um aumento dos salários de servidores da segurança pública. A remuneração dos analistas do BC varia de R$ 19,1 mil até R$ 27,3 mil. 

Além do reajuste, o sindicato também cobra uma readequação no plano de carreira dos servidores, que foi prometido desde o ano de 2016. 

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News e acompanhe nossos destaquesSociedadeBrasil
Voltar ao topo

+Mais Lidas

JC Concursos, o seu Jornal dos Concursos de sempre. Imparcial, independente, completo.