MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Greve no Tesouro Nacional: servidores anunciam paralisação; saiba mais

Sem a sinalização de acordo por parte do governo federal, os servidores do Tesouro Nacional decidiram hoje (17) anunciar greve por tempo indeterminado

Fachada do Banco Central
Fachada do Banco Central - Agência Brasil - Greve no Tesouro Nacional

Jean Albuquerque | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 17/05/2022, às 20h50

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Sem um acordo com o governo federal, os servidores do Tesouro Nacional decidiram nesta terça-feira (17) deflagrar greve por tempo indeterminado a partir da próxima segunda-feira (23). Saiba mais detalhes. 

As principais reivindicações da categoria são o reajuste salarial e a reestruturação de carreira. A decisão foi tomada em assembleia deliberativa e contou com o apoio de mais de 71% dos participantes. 

+++ Arthur do Val: deputado tem mandato cassado pela Alesp; veja

Servidores do Tesouro Nacional anunciam greve; veja 

De acordo com o  presidente do Sindicato Nacional dos Auditores e Técnicos Federais de Finanças e Controle (Unacon Sindical), Braúlio Cerqueira, em nota, a greve é deflagrada como um último recurso, principalmente por conta do momento crítico "em que o prazo legal para recomposição salarial em ano eleitoral se esgota e em que persiste a sinalização do governo de reajustes discriminando a carreira de Finanças e Controle, os servidores do Tesouro Nacional aprovaram a intensificação da mobilização". 

Cerqueira afirma ainda que a categoria não abrirá mão de "defender a nossa carreira e nossas instituições". Ainda na última semana, 80% dos servidores do Tesouro que ocupam cargos e funções em comissão solicitaram exoneração coletiva, segundo a entidade que representa a categoria de Finanças e Controle. 

Servidores públicos estão descontentes com o governo 

Até o momento, essa é a terceira categoria que decide por greve por insatisfação diante da promessa do reajuste para repor as perdas da inflação durante o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL). 

Os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e do Banco Central (BC) já estão em greve. Os funcionários da Controladoria-Geral da União (CGU) irão se reunir na próxima sexta-feira (20), às 14h, para decidir sobre a adesão de uma possível greve. 

Após o atual presidente ter apenas acenado um reajuste para as áreas de segurança pública -- categoria que é a base de apoio do governo, fez com que os funcionários públicos ficassem descontentes. 

Depois da pressão das categorias, Bolsonaro tem discutido um reajuste linear de 5% para todo o funcionalismo público, a partir de 1º de julho. Ainda não foi oficializado o reajuste linear. 

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.