MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | youtube jc | Cursos Gratuitos

Home office impulsiona compras online, revela estudo

Tendência foi evidenciada por uma pesquisa realizada por instituições de ensino. Durante a pausa, muitos optam por fazer compras online ou adquirir ingressos para shows

Durante a pausa, muitos optam por fazer compras online ou adquirir ingressos para shows
Durante a pausa, muitos optam por fazer compras online ou adquirir ingressos para shows - Freepik
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 27/05/2024, às 20h01

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Com a ausência de interações informais típicas do ambiente de escritório, como a pausa para o café ou a celebração de aniversários, as compras online se tornaram um novo hábito de "descontração" entre trabalhadores em home office.

📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp

Essa tendência foi evidenciada por uma pesquisa realizada pela Universidade de Stanford, Universidade Northwestern e pelo Mastercard Economics Institute, com resultados divulgados pelo "The Wall Street Journal".

Avaliar um par de sapatos em uma loja virtual ou finalizar uma compra online durante o expediente de trabalho em casa não significa, necessariamente, que o rendimento do funcionário será prejudicado. Nick Bloom, economista e coautor do estudo, argumenta que essas práticas funcionam como uma válvula de escape durante o trabalho remoto.

"As pessoas simplesmente não conseguem trabalhar continuamente sem fazer uma pausa", declarou Bloom ao Wall Street Journal. Em vez de se deslocarem até a copa para relaxar, muitos optam por fazer compras online, adquirindo ingressos para shows, roupas ou até mesmo produtos de supermercado.

Dados compilados pelo WSJ mostram que:

  • As compras online atingem seu pico semanal entre 10h e 13h das sextas-feiras, segundo a Adobe.
  • Mais de 25% das mulheres entrevistadas pelo portal Rakuten no ano passado admitiram fazer compras online durante o horário de trabalho.
  • Entre a geração Z, esse comportamento foi relatado por 41% dos entrevistados.

A pandemia de Covid-19 nos anos de 2020 e 2021, que forçou muitos trabalhadores ao home office, impulsionou as vendas online. Com o retorno gradual aos escritórios, aqueles que permanecem em trabalho remoto continuam mais propensos a realizar compras durante o expediente.

Nos Estados Unidos, áreas com maior concentração de trabalhadores remotos apresentaram aumento nos gastos online, enquanto regiões com menos pessoas trabalhando de casa registraram menores índices de consumo virtual.

Internacionalmente, a tendência é semelhante. Em países com poucas oportunidades de trabalho remoto, os gastos online mantiveram-se nos níveis pré-pandemia. Já em países com mais flexibilidade para o trabalho remoto, houve um aumento de cerca de 4% nas compras online.

As razões para a correlação entre home office e aumento nas compras online, conforme o estudo, incluem:

  • Mudanças geográficas: O trabalho remoto levou mais pessoas a se mudarem para áreas afastadas dos centros urbanos, onde há menos lojas físicas.
  • Conveniência: Trabalhar em casa facilita a realização de compras online durante o expediente, sem o risco de supervisão direta ou bloqueios de sites de compras, comuns em escritórios.
  • Renda: Trabalhadores remotos tendem a ter salários mais altos, permitindo maior poder de compra e preferência por compras online para economizar tempo.
  • Avanços tecnológicos: Melhorias na tecnologia proporcionaram uma experiência de compra online mais segura e eficiente.
  • Efeitos da aprendizagem: A adaptação às restrições da pandemia levou empregadores, trabalhadores e varejistas a desenvolverem novas formas de organizar suas atividades online.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.