Segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2024 foi pago na última sexta-feira (28); Saiba como consultar e descubra a data do próximo pagamento
A Receita Federal realizou, na última sexta-feira (28) o pagamento do segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2024. Nesta etapa receberam um total de 5.755.667 contribuintes, somando R$ 8,5 bilhões.
O governo federal ainda não divulgou a lista com os beneficiários do terceiro lote, que estará disponível para os brasileiros a partir do dia 31 de julho. Normalmente, a Receita libera a consulta uma semana antes da data de pagamento.
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O cronograma para o pagamento da restituição do Imposto de Renda 2024 já está definido pela Receita Federal, com o primeiro lote previsto para ser liberado a partir de 31 de maio, coincidindo com o prazo final para a entrega das declarações.
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A janela para submissão das declarações começou em 15 de março e se estende até 31 de maio deste ano. A distribuição das restituições seguirá o seguinte calendário:
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Para verificar a disponibilidade da restituição, os contribuintes devem acessar o site da Receita Federal (www.gov.br/receitafederal), clicar em "Meu Imposto de Renda" e depois em "Consultar a Restituição". O site oferece orientações e canais de serviço, permitindo uma consulta simplificada ou detalhada da situação da declaração via e-CAC. Em caso de pendências, é possível retificar a declaração online.
A Receita Federal também disponibiliza um aplicativo para tablets e smartphones, permitindo consultar informações sobre a liberação das restituições e a situação cadastral do CPF.
As restituições serão creditadas na conta bancária informada na declaração, seja diretamente ou via chave PIX. Se o crédito não for realizado (por exemplo, devido à conta desativada), os valores estarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Para reagendar o crédito, os contribuintes podem acessar o Portal BB (https://www.bb.com.br/irpf) ou ligar para a Central de Relacionamento BB nos números 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (para deficientes auditivos).
Caso o valor não seja resgatado dentro de um ano, o contribuinte deve solicitá-lo através do Portal e-CAC, acessando "Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda" e clicando em "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".
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