MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Imposto de Renda: Receita abre consulta do lote residual nesta terça (24); Veja

Receita Federal abre consulta ao lote residual do Imposto de Renda a partir das 10h, desta terça-feira (24); pagamento será feito 31 de janeiro

Fachada da Receita Federal
Fachada da Receita Federal - Agência Brasil - Lote residual de restituição do Imposto de Renda
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 23/01/2023, às 14h39

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A Receita Federal abre nesta terça-feira (24) a partir das 10 horas a consulta ao lote residual do Imposto de Renda 2022 referente ao mês de janeiro. Ao todo, as restituições somam mais de R$ 368 milhões e serão pagos no próximo dia 31. 

A nova rodada de pagamentos de restituições do IR irá contemplar mais de 136.565 mil contribuintes. Irão receber 3.069 idosos acima de 80 anos, 20.624 contribuintes entre 60 e 79 anos, 2.349 pessoas com deficiência física ou mental, 6.568 contribuintes no qual a maior fonte de renda é o magistério, além de 103.955 que não pertencem a grupo prioritários. 

+ Metrô DF: tarifas podem ser pagas, sem guichês ou bilhetes, por aproximação

Saiba como consultar 

Para ter acesso a consulta aos valores da restituição, os contribuintes devem realizar alguns procedimentos. Veja o passo a passo:

Neste caso, a página dará informações para a realização da consulta e os canais para a prestação de serviço, além da possibilidade de uma consulta simplificada ou completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessando o Portal e-CAC. 

A consulta também poderá ser realizada por meio de aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar as bases de dados da Receita Federal informações sobre liberação das restituições e situação cadastral no CPF.

Veja como receber 

As restituições são pagas diretamente ou instruindo a chave PIX da conta bancária informada na declaração de imposto de renda. Este valor poderá ser resgatado no Banco do Brasil pelo prazo máximo de 1 (um) ano caso o crédito não seja efetivado.

Nesses casos, o cidadão pode entrar em contato com a Central de Relacionamento BB por meio do Portal BB ou pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (especialmente para deficientes auditivos).

Caso o contribuinte não resgatar sua restituição no prazo de 1 (um) ano, deverá fazer a solicitação por meio do portal e-CAC no site da Receita Federal, acessar o menu "Declarações e Demonstrativos", clicar em "Meu Imposto de Renda" , e clique em "Solicitar Reembolso de Reembolso Não Trocado na Rede do Banco".

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.