MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Indicador de Emprego, do FGV-Ibre, cai em janeiro com a expectativa baixa de crescimento

O economista do FGV-Ibre, Rodolfo Tobler, destaca que o Indicador de Emprego deverá ser influenciado pelo ritmo da atividade econômica

Indicador de Emprego, do FGV-Ibre, cai em janeiro com a expectativa baixa de crescimento
Agência Brasil
Victor Meira

Victor Meira

victor@jcconcursos.com.br

Publicado em 07/02/2023, às 11h22

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) recuou 0,8 ponto em janeiro, para 73,9 pontos, depois de ter subido em dezembro. Nas médias móveis trimestrais, o IAEmp caiu 3,0 pontos, para 75,9 pontos, mantendo a trajetória de queda. Os dados foram divulgados, nesta terça-feira (07), pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV-Ibre).

O economista do FGV-Ibre, Rodolpho Tobler, relatou que o Indicador de Emprego continua em um patamar historicamente baixo após uma sequência de resultados negativos no final de 2022. 

+Vai ter rodízio de veículos no Carnaval? Confira a expectativa

As expectativas de desaceleração econômica em 2023 também não deixam muitas esperanças de que o indicador volte a sinalizar uma trajetória positiva. Com a pandemia cada vez mais no passado, quem vai ditar o ritmo de recuperação do mercado de trabalho é a atividade econômica”, explica Tobler. 

Segundo o relatório do Indicador de Emprego, quatro dos sete componentes ajudaram para a queda, com destaques para os índices que medem a Situação Atual e Tendência dos Negócios de Serviços. Eles foram responsáveis pela queda de 0,6 ponto cada um. O indicador de Emprego Previsto de Serviços contribuiu para um recuo de 0,4 ponto.

Por outro lado,  os  indicadores de Emprego Previsto  e Tendência dos Negócios da Indústria contribuíram com 0,3 e 0,8 ponto, mas foram insuficientes para reverter o resultado do IAEMP”, cita o relatório do FGV-Ibre.

+Ministro do Trabalho afirma que pode valorizar salário mínimo até maio; entenda

O que é o Indicador de Emprego?

O Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp), do FGV-iBRE, é uma medida econômica que visa prever a evolução do mercado de trabalho. Ele se baseia em dados sobre a economia e o mercado de trabalho, como a produção industrial, o comércio, a construção civil e as vendas no varejo.

O objetivo é estimar o nível de emprego e a geração de postos de trabalho no futuro próximo. O IAEmp é considerado um indicador importante para avaliar a situação econômica de um país ou região, pois permite identificar tendências e expectativas quanto à geração de empregos e ao crescimento econômico. 

Acompanhar as variações do IAEmp é uma forma de se manter informado sobre as perspectivas econômicas do país e da região, e tomar decisões de investimento mais acertadas.

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.