MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Últimos dias para realizar inscrição no Sisu do 2º semestre; Saiba tudo

Candidatos têm até esta quinta-feira (22) para realizar a inscrição no Sisu para tentar uma vaga em uma Universidade pública; Saiba todos os detalhes

Página do Sistema de Seleção Unificada
Página do Sistema de Seleção Unificada - Agência Brasil
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 21/06/2023, às 14h36

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O prazo final para inscrições no processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do segundo semestre de 2023 encerra nesta quinta-feira (22). Aqueles interessados em participar devem acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Conforme o cronograma estabelecido, o resultado será divulgado no dia 27 deste mês. A classificação dos estudantes será baseada na pontuação obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano de 2022. As matrículas devem ser realizadas entre os dias 29 de junho e 4 de julho.

+ Prazo de pagamento do Enem 2023 encerra nesta quarta-feira; veja como quitar a taxa

O que é o Sisu?

O Sisu é um programa do Ministério da Educação (MEC) que reúne as oportunidades de ingresso oferecidas por instituições públicas de ensino superior em todo o país, com a maioria delas sendo proveniente de universidades e institutos federais.

As vagas são disponibilizadas semestralmente por meio de um sistema informatizado que realiza a seleção dos estudantes com base nas notas do Enem, segundo as preferências dos candidatos inscritos. É importante ressaltar que é necessário obter uma nota diferente de zero na redação para participar.

Saiba como funciona o processo seletivo 

O estudante tem a possibilidade de selecionar até duas opções de curso dentre as disponíveis em cada processo seletivo do Sisu. Durante todo o período de inscrições, é permitido alterar as opções de curso, sendo considerada válida a última inscrição registrada no sistema.

Caso o estudante não seja selecionado para nenhuma das duas opções de curso, ainda é possível concorrer a uma vaga por meio da lista de espera do Sisu. Para isso, é necessário manifestar interesse em participar da lista no período entre 27 de julho e 4 de julho. A convocação dos candidatos em lista de espera será realizada pelas próprias instituições a partir de 10 de julho.

As vagas oferecidas pelo Sisu também são distribuídas de acordo com a Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012). Essa lei estabelece que as instituições federais de ensino superior vinculadas ao MEC devem reservar, em cada processo seletivo para ingresso nos cursos de graduação, no mínimo 50% das vagas para estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas. 

Dessa porcentagem, metade é destinada a estudantes provenientes de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita.

As instituições têm autonomia para adotar suas próprias políticas e ações, como a reserva de vagas e a aplicação de bônus na nota do candidato que atenda ao perfil estabelecido pela instituição. O Sisu, segundo as especificações da instituição, realiza o cálculo automaticamente e gera uma nova nota.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.