MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Inscrições Sisu 2023.2: garanta sua vaga em uma universidade pública

Candidatos terão a oportunidade de escolher duas opções de cursos dentro do Sisu 2023. O processo seletivo é coordenado pelo Ministério da Educação (MEC)

Candidatos terão a oportunidade de escolher duas opções de cursos dentro do Sisu 2023
Candidatos terão a oportunidade de escolher duas opções de cursos dentro do Sisu 2023 - Divulgação/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 26/05/2023, às 18h12

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

As inscrições para a segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) estão prestes a começar, oferecendo uma oportunidade imperdível para os estudantes que desejam ingressar em uma instituição de ensino superior pública. O período de inscrição foi oficialmente divulgado e ocorrerá entre os dias 19 e 22 de junho.

O Sisu é destinado exclusivamente aos estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano de 2022 e obtiveram nota diferente de zero na prova de redação. O processo seletivo é coordenado pelo Ministério da Educação (MEC) e oferece a chance de conquistar uma vaga no segundo semestre de 2023.

Para realizar a inscrição, os interessados devem acessar o portal Acesso Único ao Ensino Superior, do MEC, e clicar na opção "Fazer inscrição" quando estiver disponível. É necessário efetuar o login utilizando o número do CPF e senha no portal Gov.br, a plataforma de serviços digitais do governo federal.

+++ ​​Universidades podem ser proibidas de cobrar emissão de diploma do curso superior

Candidatos terão a oportunidade de escolher duas opções de cursos dentro do Sisu 2023

Durante o processo de inscrição, os candidatos terão a oportunidade de escolher duas opções de cursos dentro do Sisu 2023. Na primeira opção, será necessário selecionar o local de oferta, turno e a modalidade de concorrência desejada (ampla concorrência, cotas ou ações afirmativas específicas das instituições).

O portal Acesso Único ao Ensino Superior permite pesquisar as vagas por meio do nome do município da instituição de ensino ou do curso de graduação desejado. Os candidatos poderão acompanhar o processo, verificando as notas de corte dos cursos e sua classificação parcial. Caso desejem, ainda terão a possibilidade de alterar a escolha do curso até o encerramento das inscrições, sendo considerada válida a última opção selecionada.

Seguindo o cronograma estabelecido no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, o resultado da chamada regular do Sisu será divulgado em 27 de junho. Os estudantes aprovados na chamada regular deverão realizar a matrícula entre os dias 29 de junho e 4 de julho.

Aqueles que não forem selecionados em nenhuma das duas opções de curso indicadas durante a inscrição ainda terão uma chance de ingressar em uma universidade pública. Eles poderão participar da lista de espera do Sisu, concorrendo às vagas que não foram preenchidas anteriormente na opção da 1ª opção. O prazo para participar da lista de espera será de 27 de junho a 4 de julho.

É importante ressaltar que o edital do processo seletivo, contendo todas as informações sobre a concorrência no Sisu, ainda não foi publicado no Diário Oficial da União (DOU). Fique atento às datas e aproveite essa oportunidade de garantir seu lugar em uma universidade pública através do Sisu 2023

Datas Importantes:

  • Período de inscrição: 19 a 22 de junho
  • Resultado da chamada regular: 27 de junho
  • Matrícula da chamada regular: 29 de junho a 4 de julho                                           
  • Prazo para participar da lista de espera: 27 de junho a 4 de julho

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.