MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

INSS estuda pagar 14º salário para grupo de beneficiários. Veja quem pode receber

Projeto do 14º salário do INSS tramita no Congresso, medida já foi aprovada por duas comissões; saiba detalhes e veja quando benefício será pago

Um homem segura notas de dinheiro
Um homem segura notas de dinheiro - Canva - 14º salário do INSS
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 17/08/2022, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Uma ótima novidade para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Há mais de dois anos, tramita no Congresso Nacional, uma proposta que garante aos beneficiários do INSS o recebimento do 14º salário. 

A proposta já foi aprovada em duas comissões, de Seguridade Social e Comissão de Finanças e Tributação. O deputado federal Ricardo Silva (PSD-SP), em junho, foi escolhido como relator do Projeto de Lei 4367/20. 

+++ Saque do FGTS pode ser feito de forma 100% digital? Aprenda como solicitar

Veja quem pode receber o 14º salário do INSS

Mais de 35 milhões de aposentados e pensionistas podem ser beneficiados em todo o país. O proprietário da João Financeira — portal voltado para informações sobre o INSS —, João Adolfo de Souza, disse à Agência Estado que a expectativa é pela aprovação da proposta.

Souza chegou ainda a afirmar que a nova lei pode impactar positivamente na vida financeira dos aposentados e pensionistas do INSS, principalmente aqueles que tiveram o 13º salário adiantado. “O relator Ricardo Silva, com quem já conversei pessoalmente, fez várias publicações, em que se mostrou favorável ao projeto”. 

Ele ainda destaca que a proposta original tinha como ideia realizar o pagamento em 2020 e 2021. No momento, a intenção é realizar o pagamento do 14 º salário em 2022 e 2023, "limitado a até dois salários mínimos É claro que ainda podem ocorrer mudanças na questão do valor pago e nos anos de pagamento".

Afinal, o que falta para a aplicação do PL 

Para avançar no Congresso, o projeto ainda espera a criação de uma comissão especial que possa analisar o texto, antes de ir para a Câmara Federal. Logo após, ainda irá ser analisado por diversas comissões. Neste caso, é pouco provável que o 14° salário do INSS ainda seja pago esse ano. 

Diferente do 13° salário, destinado aos beneficiários do INSS, o quarto salário trata-se de um benefício emergencial que será disponibilizado apenas por dois anos. Inicialmente o projeto tinha o objetivo de liberar renda extra entre os anos de 2020 e 2021, momento mais crítico da pandemia de covid-19. A proposta pode ficar para o ano que vem, caso seja aprovada pelo Congresso e não receba sanção do presidente.  

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.