MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Inverno se despede com uma explosão de calor; Saiba todos os cuidados

Última semana do inverno trará forte onda de calor em algumas localidades do país; estimativa é de que temperaturas possam passar de 42ºC; Saiba mais

Sol forte
Sol forte - Divulgação JC Concursos
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 18/09/2023, às 20h42

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O inverno no país se despede na maior parte do país com forte onda de calor. A estimativa é de que as temperaturas registradas passem de 42ºC em algumas localidades do Brasil a partir desta sexta-feira (22). O final do inverno ocorre no próximo sábado (23), dando lugar ao início da primavera. 

Segundo as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os locais com a possibilidade de ter temperaturas recordes são o Centro-Oeste, Norte e interior de São Paulo. Na capital de SP, os termômetros podem chegar a marcar mais de 35ºC no final da semana. 

+ Governador de São Paulo veta lei que poderia melhorar vida de pessoas com autismo

Alerta de perigo de onda de calor 

Na manhã desta segunda-feira, foi emitido um alerta de perigo pela equipe do Inmet, válido até as 18h de sexta-feira, devido à iminente onda de calor. Esse alerta é ativado quando as temperaturas máximas ultrapassam a média histórica do período em pelo menos 5ºC.

A onda de calor traz consigo a característica de baixa umidade relativa do ar, o que aumenta consideravelmente o risco de incêndios florestais nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, que ainda se encontram no período de estiagem.

As ondas de calor surgem devido ao tempo seco e à diminuição da pressão atmosférica, o que impede a formação de nuvens e retarda o avanço das frentes frias.

De acordo com o Inmet, a onda de calor é resultado das condições meteorológicas predominantemente secas, com aumento da incidência solar, e é favorecida pela subsidência atmosférica, que ocorre quando a pressão atmosférica entre as camadas médias da atmosfera e a superfície aumenta. 

Esse fenômeno inibe a formação de nuvens e, consequentemente, eleva a temperatura da massa de ar, contribuindo para o período de calor intenso que estamos enfrentando.

Saiba todos os cuidados 

Quando exposto a temperaturas elevadas, o corpo humano naturalmente busca maneiras de se resfriar. No entanto, se o organismo não consegue manter essa regulação térmica, pode levar à exaustão de calor, assim como explica a publicação da Agência Brasil. 

Ainda sobre o assunto, esse estado de exaustão traz sintomas característicos, incluindo tontura, dor de cabeça, transpiração excessiva e fadiga. Em casos mais graves, pode ocorrer insolação, uma condição que exige assistência médica imediata.

Nos cenários mais extremos, a exposição prolongada ao calor pode levar à falência de órgãos e, em casos raros, resultar em óbito. Por isso, é importante compreender que qualquer pessoa está suscetível a sofrer os impactos do calor, mas existem grupos mais vulneráveis, como crianças, idosos, indivíduos acamados, portadores de doenças crônicas e mulheres grávidas.

Ainda de acordo com a publicação, para minimizar e prevenir complicações relacionadas ao calor, é aconselhável adotar medidas como:

  • Manter-se hidratado, consumindo pelo menos um copo de água por hora ou ingerindo de 2 a 3 litros de líquidos por dia.
  • Refrescar-se com lenços umedecidos, sprays de água ou aplicando panos molhados no rosto.
  • Buscar abrigar-se em locais com sombra e temperatura mais amena.
  • Evitar a prática de exercícios físicos nos horários mais quentes do dia.
  • Optar por roupas leves e adequadas à estação.
  • Monitorar regularmente a saúde de idosos com mais de 65 anos, especialmente aqueles que possuem histórico de doenças cardíacas, pulmonares ou renais.
  • Em caso de mal-estar severo, procurar assistência médica sem demora.

Essas precauções simples podem fazer uma grande diferença na prevenção da exaustão de calor e garantir o bem-estar durante os dias quentes.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.