MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | saúde | Sociedade | youtube jc

Isenção do IPVA é prorrogado pelo governo de SP para grupo de motoristas. Saiba qual

Governo de SP publicou o Diário Oficial do Estado nesta quarta (20) a prorrogação da isenção do IPVA SP para grupo de motoristas; veja como solicitar

Jean Albuquerque | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 20/07/2022, às 19h34

Carros durante engarrafamento
Carros durante engarrafamento - Divulgação - Isenção do IPVA SP
WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmail

O Governo do Estado de São Paulo prorrogou até 30 de novembro de 2022 a suspensão do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para um grupo de motoristas. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (20). Descubro qual grupo de beneficiados. 

Anteriormente, essa isenção estava para vencer em 31 de julho. Esses motoristas que receberam a bonificação do imposto em 2020 e 2021, seguem com direito ao benefício. Os que se enquadram no público beneficiário devem solicitar a isenção e, enquanto isso, o pagamento ficará suspenso até o final de novembro. 

+++ Twitter inicia ações de combate a fake news e desinformação para as Eleições 2022

Qual o público beneficiado?

A suspensão do imposto é para as PCD (pessoas com deficiência). Para quem quer ter acesso ao benefício, deve protocolar o pedido e apresentar laudo pericial atestando a deficiência. Neste caso, com a prorrogação, os motoristas que se enquadram nessas condições têm um limite maior para solicitar, fazer o laudo e enviá-lo ao órgão responsável.  

No entanto, aqueles que apresentaram laudo e não foram aprovados, têm o prazo até 31 de dezembro para quitar o IPVA 2022. De acordo com a Secretaria de Estado da Fazenda e Planejamento, quem já fez o pagamento das parcelas do imposto no início deste ano e tem direito ao benefício, terá o ressarcimento dos valores. 

Até o dia 31 de agosto, a restituição será disponibilizada no Banco do Brasil. O governo estima que 375 mil motoristas no estado terão isenção do IPVA em 2022. Caso tenha direito à devolução, basta se dirigir a uma agência do BB e os valores serão liberados com a apresentação do RG do proprietário e do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) do veículo. 

Saiba como solicitar 

Antes mesmo de solicitar a isenção, é necessário consultar a situação do veículo no site da Fazenda. A consulta é feita pela placa do veículo. Neste endereço eletrônico, o motorista receberá a informação se a isenção do IPVA 2022 está deferida, suspensa ou nada consta.

Para solicitar a isenção do IPVA 2022, é necessário enviar os documentos exigidos pelo site do sistema de veículos Sivei. Além dos documentos básicos do motorista ou de seu procurador, é necessário anexar laudo pericial elaborado pelo Instituto de Medicina Social e Criminologia de São Paulo (Imesc). 

Para garantir os benefícios, os laudos médicos precisam ser assinados por dois especialistas: um médico e um especialista, como fisioterapeuta, assistente social ou psicólogo. Os motoristas estarão automaticamente isentos se cumprirem os requisitos.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News e acompanhe nossos destaquesSociedadeBrasil
Voltar ao topo

+Mais Lidas

JC Concursos, o seu Jornal dos Concursos de sempre. Imparcial, independente, completo.