MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Twitter inicia ações de combate a fake news e desinformação para as Eleições 2022

A curadoria também inclui notificações especiais de assuntos dos Trending Topics do Twitter. As iniciativas começaram a ser implementadas em abril

Outra ação do Twitter é o apoio oficial à Agência Lupa e Aos Fatos
Outra ação do Twitter é o apoio oficial à Agência Lupa e Aos Fatos - Divulgação/Twitter

Pedro Miranda* | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 20/07/2022, às 18h15

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A pouco mais de dois meses das Eleições 2022, o Twitter colocou em prática as ações especiais para o pleito que será realizado no dia 2 de outubro. As iniciativas começaram a ser implementadas em abril, agora reforça o plano de combate a desinformação e fake news na plataforma. As medidas buscam promover, dentro da plataforma, interações mais seguras, conscientes e informadas envolvendo conteúdo político, durante o período.

A principal ação é a curadoria de conteúdo feita pela plataforma. A equipe de curadores do Twitter está trabalhando atualmente em 18 países, incluindo o Brasil, para facilitar o acesso, contextualizar e apresentar conteúdo de fontes confiáveis. Uma seção especial chamada "Eleições 2022" dedicada às eleições do Brasil está disponível na aba Explorar nesta quarta-feira. Nela, há uma seleção feita pelos curadores.

Os destaques incluem compilação de "Moments", postagens sobre os tópicos mais influentes do momento e muito mais. Também serão incluídos outros conteúdos, como vídeos ao vivo, espaços (recurso recente de debate em áudio do Twitter), listas de perfis confiáveis, informações de utilidade pública e dados sobre debates dentro da plataforma.

+++Mulher comemora ação judicial no TikTok e é multada pela justiça; entenda

A curadoria também inclui notificações especiais de assuntos dos Trending Topics do Twitter

Os estados do Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo serão contemplados com curadorias específicas. A partir desta quarta, tweets com hashtags específicas das eleições serão acompanhados de um emoji especial. Outros serão ativados também com hashtags sobre os debates em dia de votação.

Um chatbot feito pela Politize para tirar dúvidas dos eleitores estará disponível a partir de agosto, graças a uma parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ao enviar uma mensagem direta para o perfil @Politize, será possível aprender sobre eleições e política em geral, e receber dicas de como identificar fake news e conselhos de fontes de dados confiáveis.

O TSE também responderá a perguntas durante o pleito eleitoral, respondendo a temas previamente definidos em sessão de perguntas e respostas. Os usuários poderão enviar perguntas por meio de tweets com a hashtag #PergunteAoTSE.

Outra ação do Twitter é o apoio oficial à Agência Lupa e Aos Fatos, canais dedicados à checagem de informações. Já colocado em prática em eleições passadas, tuítes difundindo informações falsas terão selo de desinformação. A novidade é que podem ser vinculadas sugestões de Moments que explicam os motivos da notícia ser falsa.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.