MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

João Doria desiste da política; Veja sua trajetória até aqui e o que ele vai fazer agora

Veja motivo da decisão de João Doria (PSDB). Formado em jornalismo e publicidade, ele é comunicador e empresário, dono de um dos maiores grupos empresariais do país

João Doria durante comunicado à imprensa
João Doria durante comunicado à imprensa - Divulgação/Agência Brasil

MYLENA LIRA | REDACAO@JCCONCURSOS.COM.BR
Publicado em 13/06/2022, às 18h11

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Após desistir de concorrer ao cargo de presidente da República nas eleições 2022, João Doria anunciou que vai deixar a vida pública e retornar para suas atividades no setor privado. Ele havia renunciado ao governo do Estado de São Paulo para disputar o posto de chefe do executivo federal, mas sua candidatura não se sustentou após as pesquisas eleitorais indicarem baixo percentual de intenção de votos no tucano (entre 1,8% e 3%).

Confira abaixo a postagem feita por Doria em sua rede social para divulgar que deixa a política:

Com Doria, São Paulo foi pioneiro na iniciativa de vacinação contra a Covid-19. Além disso, foi o primeiro estado a atingir a meta da Organização Mundial da Saúde (OMS) ao chegar a 90% de cobertura vacinal. Porém, a adoção de medidas restritivas para combater o avanço da doença, como o fechamento de comércios, por exemplo, provocou a rejeição popular. O tucano também foi alvo de ataque dos bolsonaristas e, além disso, enfrentava relutância da cúpula do seu partido.

Afiliado ao PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) desde 2001, João Doria deve permanecer no partido. Contudo, não pretende ocupar mais cargos políticos. No final de maio, quando informou que não seria mais candidato nas eleições 2022, Doria ressaltou que, apesar de ter sido escolhido nas prévias do PSDB como pré-candidato à presidência da República, sabia que não era “a escolha da cúpula do PSDB”.

Na ocasião, ele afirmou: “me retiro da disputa com o coração ferido, mas com a alma leve. Com a sensação inequívoca do dever cumprido e missão bem realizada. Aceito esta realidade com a cabeça erguida. Sou um homem que respeita o bom senso, o diálogo e o equilíbrio. Sempre busquei e seguirei buscando o consenso, mesmo que ele seja contrário à minha vontade pessoal. O PSDB saberá tomar a melhor decisão no seu posicionamento para as eleições deste ano”, declarou.

Segundo nota publicada no site do PSDB em 9 de junho, os tucanos vão apoiar a candidatura da senadora Simone Tebet, do MDB, à Presidência da República. O vice-presidente da chapa será indicado pelo PSDB, sendo possível a indicação do senador Tasso Jereissati (CE). A decisão foi tomada pela Executiva Nacional do PSDB e as bancadas da Câmara e do Senado por ampla maioria de 39 votos favoráveis, 6 contrários e 1 abstenção.

+Prazo para alistamento militar entra na reta final; faça online e evite multa

João Doria: trajetória e destino

Formado em jornalismo e publicidade, João Doria Jr é comunicador e empresário, dono de um dos maiores grupos empresariais do país, o Lide. Em 2018, declarou ao Superior Tribunal Eleitoral (TSE) ser dono de um patrimônio de quase 190 milhões de reais.

Hoje (13), durante café da manhã com jornalistas, ele afirmou que voltará ao conselho do Lide a partir de 1º de julho. Agora, seu destino será Paris, na França, para encontros profissionais e descanso. "Não serei candidato a nada. Não existe nenhuma possibilidade de concorrer ao Legislativo. Não é para mim, nada contra, mas sou um gestor e não legislador", ressaltou.

Confira abaixo alguns feitos durante sua trajetória até aqui:

  • diretor de Comunicação da Rede Bandeirantes de Televisão (1979 a 1982);
  • professor de Marketing na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), em São Paulo (1981 a 1983);
  • participou da organização da campanha “Diretas Já” em 1984, a pedido do então governador de São Paulo, André Franco Montoro;
  • secretário Municipal de Turismo e presidente da Empresa de Turismo da capital (Paulistur) entre 1983 e 1986, na gestão de Mário Covas na prefeitura;
  • presidiu a Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) e o Conselho Nacional de Turismo de 1986 a 1988;
  • funda o Grupo Dória de comunicação e marketing a partir de 1992;
  • funda o Grupo Lide, que reune diversos empresários, em 1996;
  • filiou-se ao PSDB em 2001;
  • foi eleito uma das 100 pessoas mais influentes do Brasil e do mundo, pela revista Istoé, em 2012;
  • eleito em 2014 um dos 100 líderes de melhor reputação do Brasil, segundo pesquisa da empresa europeia Merco;
  • foi eleito prefeito de São Paulo em 2016 no 1º turno, feito inédito;
  • foi eleito para o cargo de governador do Estado de SP em 2018;
  • em novembro de 2021, vence Eduardo Leite nas prévias do PSDB por 53,9% dos votos contra 44,6% recebidos pelo ex-governador do Rio Grande do Sul para a pré-candidatura à presidência da República;
  • desiste da pré-candidatura às eleições 2022 em 23 de maio de 2022; e
  • anuncia que deixará a vida pública e retornará para a iniciativa privada em 13 de junho de 2022.

Pai do Doria criou o Dia dos Namorados

Ontem (12) foi celebrado o Dia dos Namorados no Brasil e João Doria publicou uma curiosidade em suas redes sociais: seu pai, João Agripino da Costa Doria Neto (1919-2000), foi quem definiu a data no país. Assim como Doria, João Agripino era publicitário e foi contratado em 1949 pela extinta loja Clipper para alavancar as vendas, que caiam após o Dia das Mães. Junho costumava ser um mês ruim para o comércio, daí surgiu a ideia de estimular a compra de presentes entre os namorados nesse período.

Veja a postagem que Doria fez sobre essa curiosidade ontem:

Além de dono da agência Standart Propaganda, o pai de João Doria também se enveredou pela política: foi deputado federal pela Bahia, mas teve o mandato cassado pelo AI-1 (Ato Institucional Número 1), assinado em 9 de abril de 1964 durante a ditadura militar. A partir disso, foi para o exílio em Paris, na França, onde se formou em psicologia.

+Dia dos Namorados: entenda o motivo da celebração ser em junho no Brasil

+++Acompanhe as principais notícias sobre sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.