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Ligações indesejadas: Anatel lança portal para acabar com as chamadas. Saiba como usar

O site pode identificar a empresa que realizou a chamada. A ideia é ajudar os usuários “no combate às chamadas abusivas de telemarketing"

A ferramenta da Anatel utiliza o banco de dados da operadora de telefonia
A ferramenta da Anatel utiliza o banco de dados da operadora de telefonia - Divulgação/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 02/02/2023, às 19h19

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Todos os dias milhares de brasileiros precisam lidar com o incômodo de ligações indesejadas constantes. Ao atender, ninguém atende e a chamada cai. São os chamados “robocalls”, ligações de robôs das operadoras. Por causa disso, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou um portal para resolver esse problema.

O site pode identificar a empresa que realizou a chamada. A ideia é ajudar os usuários “no combate às chamadas abusivas de telemarketing". De acordo com um estudo da Anatel, quatro bilhões de chamadas curtas foram realizadas por semana no Brasil até junho do ano passado.

O número diminuiu aproximadamente 40% para 2,4 bilhões em janeiro de 2023 após medidas adotadas anteriormente. O portal é outro importante aliado do público no combate às ligações assediadoras. Saber quem está entrando em contato facilita na hora acionar a Justiça ou algum serviço de proteção ao consumidor.

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Veja como fazer usar o portal para impedir ligações indesejadas

Essas chamadas geralmente são de empresas que não dependem das chamadas robocalls populares dos operadores de telemarketing. Isso permite que as empresas façam ligações repetidas, o que é irritante para os consumidores. Veja como usar.

  • O primeiro passo é abrir o site através do link e acessar https://www.qualempresameligou.com.br/ no navegador.
  • Depois, no campo "Telefone", basta digitar o número do telefone, clicar no botão e o sistema informará quem é o responsável pela ligação.

Segundo a Anatel, a ferramenta utiliza o banco de dados da operadora de telefonia, que só consegue identificar números comerciais. Até agora, a Algar, Claro, Oi, Sercomtel, Tim e Vivo estão contribuindo com o portal. Espera-se que o banco de dados continue a ser aprimorado com a ajuda de vários provedores de serviços em um futuro próximo.

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