MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Não perca a chance: Última semana para se inscrever na lista de espera do Sisu 2023!

Os candidatos que desejam uma vaga em uma Universidade Pública tem até a próxima terça-feira (4) para se inscrever na lista de espera do Sisu 2023

Página do Sistema de Seleção Unificada
Página do Sistema de Seleção Unificada - Agência Brasil
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 02/07/2023, às 13h42

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Ainda há uma oportunidade para os candidatos que tentam uma vaga em uma Universidade Pública e não foram selecionados na chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do segundo semestre de 2023

Eles têm até a próxima terça-feira, dia 4 de julho, para manifestar interesse em participar da lista de espera. O processo de inscrição está disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior desde a última terça-feira, dia 27.

Os candidatos que optarem por entrar na lista de espera poderão ser convocados pelas próprias instituições de ensino a partir do dia 10 de julho. Portanto, é importante que o estudante interessado entre em contato com a instituição para a qual se inscreveu e se informe sobre os procedimentos específicos.

O Ministério da Educação (MEC) destaca que as convocações serão realizadas por cada instituição, de acordo com o seu planejamento. As informações sobre as convocações devem estar disponíveis nos editais e no site de cada instituição de ensino.

Além disso, é importante ressaltar que o dia 4 de julho também marca o prazo final para os estudantes selecionados realizarem a matrícula nas instituições de ensino. O período de matrícula iniciou-se no dia 29 de junho e os candidatos devem estar atentos aos dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição, conforme divulgado nos respectivos editais.

No total, o Sisu do segundo semestre de 2023 registrou 305.797 inscritos, e o resultado da chamada única foi divulgado pelo MEC por meio do portal do Sisu no dia 27 de junho.

+ Nascidos em julho podem sacar Saque-Aniversário do FGTS nesta segunda (3)

Afinal, o que é o Sisu?

O Sisu reúne vagas de cursos oferecidos por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil, principalmente instituições federais (universidades e institutos). O sistema seleciona os alunos com base nas notas do Enem. 

As inscrições para participar do Sisu são gratuitas e devem ser feitas totalmente online. Após a inscrição, o candidato poderá selecionar até duas opções de curso dentre os cursos oferecidos em cada processo seletivo do Sisu. As opções do curso podem ser alteradas ao longo do período de inscrição, verificando a última inscrição cadastrada.

Para concorrer a uma vaga no processo seletivo do Sisu, é necessário que o candidato tenha participado da edição de 2022 do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), e que os participantes tenham obtido nota acima de zero na prova de redação. 

Neste caso, o sistema calcula e divulga a nota de corte para cada curso periodicamente. Essa nota consiste na menor pontuação para o candidato ficar entre os selecionados de um determinado curso, considerando o número de vagas e total de candidatos inscritos. 

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.