MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Lula embarca para Portugal e Espanha para fortalecer relações comerciais; 17 acordos serão assinados

Esta é a primeira viagem de Lula à Europa no terceiro mandato e a sexta visita internacional após a posse. Visita deve foratelecer as relações do Brasil com a Europa e a União Europeia

Esta é a primeira viagem de Lula à Europa em seu terceiro mandato
Esta é a primeira viagem de Lula à Europa em seu terceiro mandato - Divulgação/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 20/04/2023, às 20h35

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva iniciou uma visita de Estado a Portugal e Espanha na noite desta quinta-feira (20). Segundo o Ministério das Relações Exteriores, serão assinados pelo menos 13 acordos com Portugal e quatro com a Espanha, em áreas diversas.

A programação inclui fóruns com empresários, encontros com autoridades e entrega do Prêmio Camões ao cantor e compositor Chico Buarque. O objetivo da visita é relançar as relações do Brasil com a Europa e a União Europeia. O Itamaraty ressalta que os países ibéricos têm prioridade atribuída pelo relacionamento bilateral e pelo papel que desempenham no marco da União Europeia.

A embaixadora Maria Luisa Escorel de Moraes destacou a Agência Brasil que a península ibérica é a porta de entrada do Brasil na Europa, diante dos vínculos históricos, culturais, políticos e econômicos entre os países. Inicialmente prevista para sexta-feira (21), a viagem foi antecipada e será realizada de 22 a 25 de abril em Portugal e dias 25 e 26 de abril na Espanha.

+++ Joe Biden anuncia aporte de R$ 500 milhões do Fundo Amazônia em fórum sobre clima e energia

Esta é a primeira viagem de Lula à Europa no 3º mandato e a 6ª visita internacional após a posse

A agenda do presidente inclui acordos com Portugal, como memorando de entendimento entre as agências espaciais do Brasil e de Portugal, equivalência de estudos dos níveis fundamental e médio dos dois países, acordo sobre o reconhecimento mútuo das carteiras de motorista e um memorando sobre os direitos de pessoas com deficiência.

Na Espanha, serão assinados atos de menor número, mas de grande importância, como o memorando de entendimento na área da educação superior, entre o Ministério da Educação do Brasil e o Ministério de Universidades da Espanha, e o memorando sobre cooperação entre o Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil e o Ministério do Trabalho e Economia Social da Espanha.

Esta é a primeira viagem de Lula à Europa em seu terceiro mandato e a sexta visita internacional do presidente após a posse. Ele já esteve na Argentina, Uruguai, Estados Unidos, China e Emirados Árabes Unidos.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.