Uma das promessas eleitorais o então candidato Lula era a retirada de empresas estatais dos planos de privatização, que tinham a liderança do ex-ministro Paulo Guedes
Em edição extra do Diário Oficial da União de ontem (07/04), o governo federal publicou um decreto que retira os Correios, a EBC e outras estatais de programas que visam a privatização total ou parcial. Foram excluídas sete empresas do PND (Programa Nacional de Desestatização) e outras três do PPI (Programa de Parcerias de Investimentos).
As empresas excluídas do PND são:
As excluídas do PPI são:
Durante a campanha eleitoral, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que iria acabar com as privatizações no país e defenderia o uso de estatais para indução do crescimento econômico por meio de investimentos. Em seu primeiro dia de governo, Lula determinou a paralisação dos estudos de privatização de oito estatais, incluindo a Petrobras e os Correios.
LEIA TAMBÉM
+A conta chegou! Governo federal quer cobrar mais impostos dos bilionários
A privatização dos Correios foi uma das principais pautas do governo anterior, liderada pelo ex-ministro da Economia Paulo Guedes. Em fevereiro de 2021, o ex-presidente Jair Bolsonaro enviou à Câmara dos Deputados a proposta de fim do monopólio dos serviços postais, que funcionaria como o primeiro passo para a privatização total da empresa.
As empresas excluídas do PND têm funções importantes em setores como comunicação, tecnologia, energia e transporte. A Conab, excluída do PPI, fornece informações técnicas para embasar a tomada de decisão do governo federal sobre políticas voltadas à agricultura. A empresa gerencia armazéns em todo o país e faz levantamentos de previsão de safras, de custos de produção e armazenagem, de posicionamento dos estoques e de indicadores de mercado.
+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.