MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | youtube jc | Cursos Gratuitos

Lula x Bolsonaro: primeiro debate no segundo turno será hoje; Confira onde assistir

Segundo a última pesquisa Ipespe, Lula tem 53% dos votos válidos e Bolsonaro, 47%. Veja o horário de início do primeiro debate no segundo turno

Lula e Bolsonaro lado a lado no debate na Band do 1º turno
Lula e Bolsonaro lado a lado no debate na Band do 1º turno - Divulgação
Mylena Lira

Mylena Lira

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 16/10/2022, às 10h11

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O primeiro debate no segundo turno das eleições 2022 ocorre na noite deste domingo, 16 de outubro de 2022, e será realizado em parceria com o UOL, a TV Band, o jornal Folha de S.Paulo e a TV Cultura. Lula e Bolsonaro vão ter o primeiro embate frente a frente após o 1º turno, no qual o petista se saiu melhor.

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Lula obteve 48,43% dos votos válidos (57,2 milhões) e Bolsonaro, 43,20% (51 milhões). Ao todo, 123.682.372 de cidadãos compareceram às urnas no dia 2 de outubro. Na divisão por estados, a preferência foi equilibrada: o petista ganhou em 14 unidades da federação e o atual presidente, em 13.

O candidato do Partido dos Trabalhadores continua na frente na corrida pelo cargo de presidente da República. De acordo com a mais recente pesquisa Ipespe, divulgada na última sexta (14), Lula tem 53% das intenções de votos válidos, enquanto o cadidato do Partido Liberal tem 47%.

O embate direto de logo mais deve ser tenso e os dois presidenciáveis se prepararam para o confronto. Lula vai pronto para receber ataques com ofensas e informações falsas, que deve rebater de forma contundente, conforme divulgou o G1.

Já Bolsonaro vai com a estratégia de tentar tirar Lula do sério, como o Padre Kelmon fez no debate na Globo no primeiro turno, e gerar "cortes" para serem compartilhados no Whatsapp. Para isso, deve dar respostas "lacradoras" e dizer frases de efeito.

+Caixa paga abono salarial a 1,1 milhão de trabalhadores na segunda; Veja quem recebe

Debate no segundo turno: horário e onde assistir?

O debate na Band vai começar às 20 horas (horário de Brasília) deste domingo (16) e também será transmitido ao vivo pelo UOL (no site e canal do Youtube), bem como na TV Cultura e nos canais da Folha.

No 1º turno, os encontros com os presidenciáveis foi marcado por críticas e acusões e pouca discussão de propostas de governo. Agora, os concorrentes devem buscar o voto dos indecisos e dos que votaram em seus aliados.

Estavam previstos outros quatro debates entre Lula e Bolsonaro no segundo turno:

  • Debate na Rede TV: 17 de outubro (segunda-feira);
  • Debate no SBT: 22 de outubro (sábado);
  • Debate na Record: 23 de outubro (domingo);
  • Debate na Globo: 28 de outubro (sexta-feira).

Contudo, por conta da agenda de campanha, ambos devem comparecer somente no debate na Globo, que antecede o 2º turno das eleições, que ocorrerá em 30 de outubro.

+Carteira de Trabalho Digital supera 1 bilhão de acesso; Saiba como emitir a sua

2º turno das eleições 2022

Assim como aconteceu no primeiro turno das eleições gerais, no segundo turno a hora de votação será unificada, o que significa que a votação ocorrerá das 8h às 17h pelo horário de Brasília. Cidades com fuso horário diferente devem se adequar, iniciando mais cedo ou mais tarde e finalizando antes ou depois, conforme o caso.

Mesmo eleitores que não votaram no 1º turno poderão comparecer às urnas no dia 30 de outubro e registrar seus votos. Além de finalizar as eleições para presidente, cidadãos de 12 estados vão precisar votar para governador e, em oito municípios, também para prefeito. As cidades com eleição suplementar para prefeito são:

  • Cachoeirinha (RS);
  • Cerro Grande (RS);
  • Entre Rios do Sul (RS);
  • Joaquim Nabuco (PE);
  • Pesqueira (PE);
  • Pinhalzinho (SP);
  • Vilhena (RO); e
  • Canoinhas (SC).

As eleições suplementares foram convocadas nessas localidades porque os prefeitos eleitos em 2020 tiveram o mandato ou o registro cassados pela Justiça Eleitoral. Os eleitos no dia 30 de outubro vão comandar as prefeituras até 31 de dezembro de 2024 apenas, pois daqui dois anos serão promovidas eleições gerais para prefeitos e vereadores.

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos. 

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.