MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Maioria dos brasileiros entendem que os servidores públicos são desvalorizados

Pesquisa Datafolha revela que a maioria dos brasileiros acredita que servidores públicos enfrentam desvalorização e falta de estrutura. Além disso, opiniões sobre remuneração e liderança no setor também são abordadas

Maioria dos brasileiros entendem que os servidores públicos são desvalorizados
Divulgação
Victor Meira

Victor Meira

victor@jcconcursos.com.br

Publicado em 27/10/2023, às 16h21

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Uma pesquisa encomendada pelo Movimento Pessoas à Frente e realizada pelo Datafolha trouxe à tona o que os brasileiros pensam sobre os servidores públicos do país. 

Segundo a pesquisa, para a maioria (63%) dos entrevistados, esses profissionais não recebem o valor que merecem e enfrentam problemas no trabalho, ou seja, entendem que eles são desvalorizados. 

Além disso, mais da metade (55%) acha que poucos ou nenhum servidor tem o que precisa para ajudar bem as pessoas.

O levantamento conversou com 2.025 pessoas com mais de 16 anos em várias cidades do Brasil, com uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

O estudo também mostrou que, como dependemos dos serviços públicos, muitos brasileiros notam que falta estrutura. Por outro lado, as pessoas entendem que o funcionário público tem um papel super importante em melhorar a vida de todos. 

Para 84% dos entrevistados, se tiver servidor bem treinado em cargos importantes, como diretores de hospitais e coordenadores de áreas sociais, a vida da população pode melhorar bastante.

A pesquisa trouxe a percepção de que todos os servidores possuem um salário altíssimo. Um quarto dos brasileiros (25%) acha que todos ou a maioria dos servidores ganham mais do que o limite que a lei determina (R$ 41.650,92). Mas dados de 2022 mostram que só 0,06% ganham mais do que isso. A maioria (70%) ganha até R$ 5 mil, segundo o Instituto República.org, que quer discutir mais sobre o setor público.

O estudo também revela que os brasileiros acham que o servidor pode fazer muito mais pela população se o governo der melhores condições. Para 84% das pessoas, é importante ter líderes qualificados apoiando os servidores. E 74% acham que muitos servidores enfrentam dificuldades com chefes que não estão preparados."

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.