MenuJC Concursos
Busca
Notícias | | Aulas Grátis | Provas anteriores | Simulados | Empregos | Brasil

MEC anuncia aplicativos para ajudar estudantes; Veja quais são

Os projetos propostos pelo MEC devem ajudar os estudantes para escolha da sua profissão, além de indicar os caminhos para escolhê-las

Victor Meira | victor@jcconcursos.com.br
Publicado em 14/05/2022, às 11h23

Estudantes na sala de aula
Estudantes na sala de aula - Divulgação
WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmail

O Ministério da Educação (MEC) anunciou o pré-lançamento do aplicativo SouTec. A iniciativa tem a função de estimular os estudantes brasileiros a escolherem um curso técnico conforme o perfil de interesse de cada um. O aplicativo deve ser lançado ainda durante o primeiro semestre. O anúncio foi realizado durante a Bett Brasil em São Paulo (SP), na última quinta-feira (12). 

Segundo o MEC, a ferramenta permite que o estudante responda questões que avaliam suas preferências relacionadas a atividades de trabalho. Quando ele terminar, terá acesso a um resumo e a um relatório completo explicando qual é o perfil vocacional. O foco são os quase 12 milhões de estudantes, principalmente aqueles que estão nos anos finais do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano).

“Essa demanda surgiu da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica [SETEC] do Ministério da Educação, que identificou a necessidade de os alunos brasileiros conhecerem os cursos profissionalizantes oferecidos pela rede federal de ensino. A ferramenta também pode ser utilizada por profissionais que desejam se reposicionar na carreira profissional, contribuindo para estimular a aprendizagem ao longo da vida”, divulgou o MEC.

Além do SouTec, o MEC apresentou outro app, o Jornada do Estudante. Ele pretende unificar informações sobre a trajetória dos estudantes. O projeto propõe que os estudantes consultem os seus registros educacionais e documentos pertinentes à sua trajetória, desde o primeiro ingresso em estabelecimento de ensino, público ou privado, até o nível superior e de especializações.

Segundo o MEC, o aplicativo servirá também como mecanismo de comunicação, de modo que os estudantes recebam as novidades do governo federal voltadas à educação. O lançamento deve ocorrer também neste primeiro semestre.

Os aplicativos serão disponibilizados gratuitamente na loja do gov.br para as plataformas Android e IOS.

*com informações Agência Brasil e MEC

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News e acompanhe nossos destaquesSociedadeBrasil

Comentários

Voltar ao topo

+Mais Lidas

JC Concursos, o seu Jornal dos Concursos de sempre. Imparcial, independente, completo.