MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Militares e policiais federais podem ser impedidos de cargos políticos

O governo Lula acelera a apresentação de PEC para reduzir a influência do bolsonarismo entre os militares e policiais federais

Militares e policiais federais podem ser impedidos de cargos políticos
Agência Brasil
Victor Meira

Victor Meira

victor@jcconcursos.com.br

Publicado em 13/07/2023, às 11h54

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está empenhado em acelerar a apresentação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para reduzir a influência do bolsonarismo entre os militares e na Polícia Federal. A proposta visa obrigar militares a se desligarem das Forças Armadas ou migrarem para a reserva caso desejem disputar eleições ou assumir ministérios.

A PEC conta com o apoio dos comandantes das três Forças Armadas e o Ministério da Defesa já elaborou um texto para a proposta, que tem sido discutida em reuniões de alto escalão do governo. O objetivo do governo é aprovar a PEC ainda neste ano.

+Google ENTRA na briga das inteligências artificiais no Brasil com o lançamento do Bard

Diminuição da influência política na PF

Paralelamente, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Passos Rodrigues, trabalha para enviar ao Congresso Nacional um projeto que proíba a filiação partidária de policiais federais. O projeto também tem o objetivo de reduzir a influência do bolsonarismo na Polícia Federal (PF).

Segundo a Mídia Ninja, o diretor-geral da Polícia Federal deseja que um projeto semelhante seja aprovado até o aniversário de 80 anos da instituição, em março do próximo ano.

+Piso salarial de assistente social: o que se sabe sobre até agora

A iniciativa do governo Lula é uma resposta à crescente influência do bolsonarismo nas instituições de Estado. Durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), militares ocuparam cargos-chave no governo e na administração pública. Também houve uma série de ataques à Polícia Federal, que foi alvo de uma operação de busca e apreensão em agosto de 2021.

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.