Lula diz que prioridade será a retomada de obras paralisadas no governo anterior. Foram entregues dois conjuntos habitacionais, com 684 apartamentos ao todo
Nesta terça-feira (14), o presidente Lula (PT) assinou uma medida provisória que permitiu a retomada do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida. A previsão é que até 2026, 2 milhões de unidades residenciais devem ser entregues por meio do programa. O evento foi realizado em Santo Amaro, onde foi entregue dois conjuntos habitacionais, com 684 apartamentos ao todo.
Lula escolheu a cidade do Recôncavo Baiano por sua importância e história. A cidade possui muitas instituições artísticas e culturais, incluindo igrejas históricas. Além disso, os terreiros da cidade têm grande representatividade social.
Os cantores Caetano Veloso e Maria Bethânia são originários do município. “Eu vim aqui porque aqui eu tive uma amiga extraordinária. Não era famosa, não era cantora. Mas era uma mulher por quem eu tive um respeito profundo, que era a mãe de todos aqueles que ficaram famosos, a Dona Canô”, disse em referência a mãe de Caetano e Bethânia.
+++ Reestruturação do CadÚnico deve ampliar acesso aos programas sociais; veja mudanças
LEIA TAMBÉM
O conjunto habitacional de Santo Amaro havia sido contratado inicialmente em 2013. Segundo Maria Rita Serrano, presidente da Caixa Econômica Federal, as obras dos apartamentos estavam 96% concluídas em 2016, mas foram abandonadas pelo governo seguinte. Nesse cenário, as casas tiveram que ser reformadas antes de serem entregues às famílias beneficiárias.
O presidente afirmou que, a partir de agora, a recuperação das obras paralisadas pela gestão anterior será uma das prioridades do governo. “A partir de hoje eu vou começar a viajar o Brasil com meus ministros. Vou visitar as cidades, visitar estradas. E vamos fazer com que todas as obras que estão paralisadas voltem a ser construídas”, disse.
Segundo o presidente, essa operação vai ajudar a reativar a economia do país. “Só no campo da educação nós temos mais de 4 mil obras paradas. Ao todo, são 14,8 mil obras paradas. E a gente vai começar a tocar todas elas para que esse país volte a caminhar, a rodar, a girar e produzir crescimento econômico”, enfatizou.
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.