MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Ministério da Saúde analisa incorporação de nova vacina contra dengue ao SUS; confira

Nova vacina contra a dengue pode ser aplicada em qualquer pessoa. Aprovado pela Anvisa, o imunizante apresentou eficácia geral de 80,2% contra a dengue

Nova vacina contra a dengue pode ser aplicada em qualquer pessoa
Nova vacina contra a dengue pode ser aplicada em qualquer pessoa - Divulgação/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 03/03/2023, às 19h45

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O imunizante Qdenga, aprovado pela Anvisa na última quinta-feira (2), será analisado pelo Ministério da Saúde para possível incorporação ao Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, a pasta está em diálogo com produtores nacionais e outros responsáveis por estudos relacionados à vacina contra a dengue.

O órgão afirmou que a inclusão da vacina no SUS é uma prioridade e que a Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente solicitará à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) que avalie a eficácia, acurácia, efetividade, segurança e impacto econômico da nova tecnologia.

A Saúde explicou que o processo de análise da incorporação da nova vacina contra dengue ao SUS considerará aspectos como eficácia, acurácia, efetividade, segurança e impacto econômico.

+++ Revisão da vida toda: STF estipula prazo para INSS apresentar plano de correção para os beneficiários

Nova vacina contra a dengue pode ser aplicada em qualquer pessoa

A vacina Qdenga foi aprovada pela Anvisa para ser aplicada em pessoas de 4 a 60 anos de idade, tornando-se a primeira vacina contra a dengue aprovado no Brasil para faixas etárias mais amplas. Ao contrário da Dengvaxia, que só pode ser aplicada em quem já teve a doença, a Qdenga pode ser aplicada em qualquer pessoa.

Conforme a agência reguladora, a vacina apresentou eficácia geral de 80,2% contra a dengue causada por qualquer sorotipo e em indivíduos soropositivos e soronegativos, durante 12 meses após a administração da vacina.

A Qdenga é fabricada pela empresa japonesa Takeda Pharma e contém quatro sorotipos diferentes do vírus da dengue. Além disso, a vacina também já recebeu aprovação para uso e comercialização na União Europeia em 20 de dezembro de 2022.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.