MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Morre a jornalista Glória Maria; Veja 7 curiosidades sobre sua vida e carreira

A jornalista e apresentadora Glória Maria, de 73 anos, faleceu na manhã desta quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023, no Hospital Copa Star, na Zona Sul do Rio

Glória Maria, com blusa vermelha, sorri
Glória Maria, com blusa vermelha, sorri - Reprodução/Instagram
Mylena Lira

Mylena Lira

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 02/02/2023, às 13h13

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A jornalista e apresentadora Glória Maria, de 73 anos, faleceu na manhã desta quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023, no Hospital Copa Star, na Zona Sul do Rio, por complicações decorrentes de um câncer. A profissional deixa duas filhas, Maria e Laura, que têm 15 e 14 anos de idade, respectivamente.

A informação foi confirmada pela TV Globo. “Em 2019, Glória foi diagnosticada com um câncer de pulmão, tratado com sucesso com imunoterapia, e metástase no cérebro, tratada cirurgicamente – inicialmente também com êxito. Em meados do ano passado, a jornalista iniciou uma nova fase do tratamento para combater novas metástases cerebrais que, infelizmente, deixou de fazer efeito nos últimos dias”, ressaltou a emissora em nota.

Em 2022, a jornalista chegou a colocar um dreno no pulmão por conta de sequelas após contrair covid-19. “Glória marcou a sua carreira como uma das mais talentosas profissionais do jornalismo brasileiro, deixando um legado de realizações, exemplos e pioneirismos para a Globo e seus profissionais”, reforça o comunicado da TV Globo.

O presidente Lula afirmou, em sua rede social, que recebeu com pesar a notícia e se solidarizou com familiares, amigos, colegas e admiradores de Glória Maria. Confira abaixo a postagem:

+Alistamento militar obrigatório: prazo para inscrição começa hoje; Veja quem deve fazer

Glória Maria: carreira e curiosidades

Glória Maria começou a trabalhar muito jovem na TV Globo, quando tinha de 16 para 17 anos, em 1970. Na época, atuou como radioescuta na emissora, após indicação de uma amiga. Filha de um alfaiate e uma dona de casa, ela sempre estudou em escolas públicas e se formou em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio).

Com cinco décadas de sucesso na televisão, Glória Maria foi pioneira inúmeras vezes e fez história no jornalismo brasileiro. Como mulher e negra, ela abriu portas e inspirou diversos profissionais ao longo de sua trajetória, tendo criado um estilo próprio de fazer suas reportagens.

Cobriu guerras, a ditadura militar, eventos esportivos, entre eles a Copa do Mundo na França (1998), viveu incontáveis aventuras durante suas reportagens e se destacou como apresentadora no Fantástico e no Globo Repórter, do qual foi afastada no final do ano passado para tratamento médico. Também chegou a atuar no Jornal Hoje, no RJTV e no Bom Dia Rio.

+Pis/Pasep 2023: pagamentos começam em fevereiro; Veja calendário completo

Veja abaixo sete curiosidades sobre a carreira e a vida pessoal de Glória Maria:

  • viajou a 163 países a trabalho, entre eles Holanda, Irá, Índia, Jamaica, Escócia, Nepal e Japão;
  • suas duas filhas foram adotadas em 2009, após ela fazer voluntariado em um orfanato na Bahia. Laura e Maria são irmãs biológicas;
  • fumou maconha durante reportagem gravada em uma comunidade rastafári na Jamaica, onde o uso é permitido com fins religiosos A cena gerou vários memes;
  • foi a primeira repórter a entrar ao vivo e em cores no Jornal Nacional, em 1977;
  • entrevistou personalidades de peso, incluindo estrelas internacionais como Madonna, Michael Jackson, Elton John e Leonardo DiCaprio;
  • estava inscrita na Nasa para fazer uma viagem à Lua, um dos seus sonhos;
  • pulou do maior bungee jump do mundo.

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.