MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Motoristas profissionais podem ganhar 15% adicional no salário. Entenda a proposta

O texto sobre o acréscimo para motoristas profissionais que está sendo analisado pela Câmara dos Deputados insere dispositivos na CLT. Veja detalhes

Proposta diz qe as condições de saúde e segurança do motorista de carga também devem ser respeitadas
Proposta diz qe as condições de saúde e segurança do motorista de carga também devem ser respeitadas - Divulgação/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 12/08/2022, às 19h41

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A Lei nº 1.770/22 estabelece que o aumento da atividade na jornada do motorista de transporte de cargas exigirá um aumento de, no mínimo, 15% nos salários e benefícios pagos aos profissionais. O texto que está sendo analisado pela Câmara dos Deputados insere dispositivos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

De acordo com a proposta, o acréscimo de atividades acessórias ou complementares, inclusive aquelas relacionadas ao processo de entrega ou descarga de mercadorias, deve ser especificado no acordo coletivo de trabalho. As condições de saúde e segurança dos motoristas de carga também devem ser respeitadas.

A autora da proposta, deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR), disse que “tomou conhecimento de motoristas de empresas de transporte de cargas obrigados a realizar a entrega e a descarga de mercadorias, embora isso não tenha sido contratualmente definido. A proposta pretende evitar práticas abusivas”.

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.